Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Doutor Honoris Causa pela UBI, António Salvado, faleceu aos 87 anos

Doutor Honoris Causa pela UBI, António Salvado, faleceu aos 87 anos

  • NOTÍCIA
  •   06 de março de 2023  

Natural de Castelo Branco, notabilizou-se como poeta e figura de relevo da cultura nacional.

Ficheiro com o nome: HC_AntonioSalvado

 

António Salvado, poeta que recebeu da Universidade da Beira Interior (UBI) o título de Doutor Honoris Causa, em 2016, faleceu no domingo, dia 5 de março, em Castelo Branco. Figura cimeira da cultura e da poesia portuguesa, António Salvado nasceu em Castelo Branco, no dia 20 de fevereiro de 1936.

Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma dissertação final sobre Frei Agostinho da Cruz, em 1959. Exerceu docência em Lisboa, Luanda e Castelo Branco.

Aos quinze anos publicou “Poemas da Alma”, o primeiro de mais de 80 títulos, em que se destacam, a par de temas de abrangência universal, as temáticas do quotidiano beirão e as quadras festivas. Para além da poesia, desenvolveu um aturado trabalho em prol não só da língua portuguesa, com várias obras publicadas em Portugal e no Brasil, mas também de consolidação e divulgação do cânone literário português, com a edição de antologias e a elaboração da biografia dos principais poetas portugueses e estrangeiros, traduções, edições, roteiros, entre outros, e ainda organização de jornadas e colóquios, um sem-número de atividades que constituíram um currículo riquíssimo.

O seu último livro, “Poesia nos versos de António Salvado – Antologia”, foi editado pelo Ensino Magazine em fevereiro, por ocasião do seu 87.º aniversário, apresentando um conjunto significativo de poemas selecionados pelo autor.

A par de todas estas atividades, presidiu à direção do Museu Francisco Tavares Proença, durante mais de quinze anos, tendo-lhe sido concedida a Ordem de Santiago de Espada pela Presidência da República Portuguesa, a Medalha de Mérito Cultural pelo Governo Português e a medalha Fray Luis de León de Poesía Iberoamericana, em 2021. A sua obra está traduzida em castelhano, francês, italiano, inglês e japonês.

A UBI atribuiu o grau de Doutor Honoris Causa a António Salvado em 10 de outubro de 2016, por proposta do então Reitor, António Fidalgo, tendo sido apadrinhado pelo António dos Santos Pereira, docente do Departamento de Letras.

A UBI, na pessoa do seu Reitor, endereça as mais sinceras condolências à sua família e amigos e lamenta “a perda de um vulto da cultura da nossa região, que alcançou reconhecimento nacional e internacional, e muito contribuiu para o prestígio e engrandecimento do nosso País”.

O corpo de António Salvado está em câmara ardente na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Fradinhos), até à manhã de terça-feira. O cortejo fúnebre decorre a partir das 11h00 para o cemitério de Castelo Branco.

  •   UBI
Data da última atualização: 2023-03-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.