Objetivos Gerais
|
O 1º Ciclo em Gestão da Universidade da Beira Interior apresenta os seguintes objectivos gerais: - formar os alunos com capacidades para darem resposta às necessidades das organizações em diversos domínios, nomeadamente, gestão, contabilístico, financeiro, estratégico e comercial; - Estimular o aluno a aplicar os conhecimentos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área de gestão; - fornecer ao aluno capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, na área da gestão, que o habilite a fundamentar as soluções que preconize e os juízos que emita, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes. - desenvolver no aluno competências que lhe permitam uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia. - dotar o aluno com competências que lhe permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas; |
Competências
|
Pretende-se que o 1º Ciclo de Gestão confira as seguintes competências aos alunos: 1 - saber gerir e administrar uma empresa ou organização de pequena dimensão, compreendendo a sua opção estratégica e institucional e identificando os seus pontos fortes e fracos; 2 – integrar-se em qualquer área funcional de uma empresa ou organização de grande ou média dimensão e desempenhar com à vontade qualquer tarefa de gestão aí atribuída; 3 – ser capaz de identificar e avaliar oportunidades empresariais que podem dar lugar a novas empresas; 4 – avaliar, a partir dos registos de informação, a situação actual e possível evolução da empresa; 5 – emitir pareceres de assessoria sobre casos concretos relacionados com as empresas e os mercados; 6 – redigir projectos de gestão global ou de áreas funcionais da empresa; 7 – identificar as fontes de informação económica relevantes e o seu conteúdo; 8 – entender as instituições económicas como resultado e aplicação de representações teóricas ou formais acerca do funcionamento da economia; 9 - retirar dos dados disponíveis informações relevantes não detectáveis por não profissionais; 10 – estar familiarizado com a utilização de tecnologias da informação e comunicação no desempenho profissional; 11 – ser capaz de ler, compreender e comunicar em mais do que uma língua, em especial em inglês; 12 – aplicar, na análise que faz dos problemas, critérios profissionais baseados na utilização de instrumentos técnicos; 13 – mostrar facilidade de comunicação e de trabalho em equipa. 14 - mostrar capacidade de análise e síntese; 15 - mostrar habilidade para resolver problemas; 16 - mostrar capacidade de aplicar o conhecimento; 17 - mostrar capacidade de adaptação a novas situações; 18 - mostrar capacidade para trabalhar a informação; 19 - evidenciar capacidade de trabalhar autonomamente e em grupo.
|
Saídas Profissionais
|
- Gestor; - Controller Financeiro; - Responsável de Contabilidade; - Técnico de Recursos Humanos; - Key Account Manager; - Consultor de Gestão; - Responsável de Planeamento Estratégico; - Controller - Gestão de Produto; - Docentes do ensino universitário, politécnico e secundário.
|
Infraestruturas
|
- Ampla biblioteca com espaços próprios para estudo, a par de um espólio bibliográfico significativo; - Excelentes condições de pesquisa suportadas pelo recurso a bibliotecas digitais; - Sala de auto aprendizagem; - Três salas de informática para aulas teórico-práticas, quando necessário o uso de equipamento informático; - Acesso à rede wireless e correio electronico; - Proximidade de uma residência universitária com 300 camas; - Serviços de bar e refeitório (almoços e jantares); - O grau de satisfação dos alunos com os serviços prestados é amplamente satisfatório (Universidade jovem e em franca expansão). - O papel mobilizador que a Universidade tem a nível regional confere à UBI uma elevada reputação. Esta facilita a cooperação com empresas da região, nomeadamente nos protocolos de estágios já ao nível do 1.º Ciclo de estudos.
|