Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências da Cultura
  4. Pensamento Contemporâneo

Pensamento Contemporâneo

Código 16985
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Objectivos de Aprendizagem . Caracterizar o conceito de "presença" como sintoma e marca perene do registo da contemporaneidade; . Dar a conhecer algumas das perspetivas teóricas mais influentes que se movem no espaço lógico do Pensamento Contemporâneo; . Identificar e reconhecer os desafios culturais do pensamento contemporâneo (séc. XVIII à atualidade); . Situar a diversidade de pensadores, escolas e correntes nos seus múltiplos contextos histórico-culturais; . Sublinhar a relevância cultural de tais pensadores, escolas e correntes na atualidade.
Conteúdos programáticos 1. Atualidade/Contemporaneidade; o conceito de "presença" e a diferença que nele pode ser haurida entre atualidade e contemporaneidade; a contemporaneidade como esforço de "reposição" das questões. Vetores dominantes do paradigma contemporâneo; 2. A reflexão sobre o Ser e a Existência. O trânsito para a fenomenologia. 3. De Edmund Husserl a Michel Henry. A radicalidade do método fenomenológico e o problema crítico da apoditicidade do ego cogito. Intersubjetividade transcendental. A emergência da alteridade, da fenomenologia do outro como rosto e da fenomenologia da vida. 4. Hermenêutica, ontologia fundamental e ontofenomenologia da Existência. As filosofias existenciais de Gabriel Marcel, Jean-Paul Sartre, Albert Camus e Michel Henry. A ontologia e a reflexão sobre o pensamento dialógico de Franz Rosenzweig. O criacionismo leonardino. 5. Conclusões. Aporias e soluções para o debate sobre a crise da cultura contemporânea.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1) Aula expositiva: registos teórico e teórico-prático; 2) Trabalho prático: oficinas de leitura a realizar em momentos-chave das atividades de ensino-aprendizagem. Avaliação: 1) Teste escrito de frequência final, ou, em alternativa, questão-aula (individual) que deverá ser a expressão de uma leitura crítica de um dos tópicos/propostas de reflexão previamente disponibilizados pelo docente. (40%); 2) Trabalho escrito (em dupla) sobre um autor, tema e/ou um texto, escolhidos a partir do programa (60%); 3) Será igualmente tida em linha de consideração fatores como a participação ativa nas atividades propostas, a assiduidade, pontualidade, assim como o comportamento global dos alunos. A ponderação global desses fatores pode aportar, ao conjunto da avaliação obtido a montante, (10%) dois valores. Qualquer evidência de plágio será punida com a atribuição de zero ao elemento de avaliação que tenha utilizado indevidamente textos de terceiros.
Bibliografia principal CAMUS, Albert. O Mito de Sísifo: Ensaio sobre o Absurdo. Lisboa: Livros do Brasil, s.d. COIMBRA, Leonardo. O Criacionismo, in Obras Completas, vol. I, tomo II. Lisboa: Ed. INCM, 2004. HENRY, Michel. A barbárie. Tradução Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: É Realizações Editora, 2012. HENRIQUES, M. C. Franz Rosenzweig e o pensamento dialógico. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2017. HUSSERL, Edmund. L’idée de la phénoménologie. Traduit de l’allemand par Alexandre Lowit. Paris: Presses Universitaires de France, 2006. HUSSERL, Edmund. A ideia da fenomenologia. Tradução Artur Morão. Lisboa: Edições 70 Textos Filosóficos, 2008. PIMENTEL, Manuel Cândido. A ontologia integral de Leonardo Coimbra: ensaio sobre a intuição do ser e a visão enigmática. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2003. ROSENZWEIG, F. L’étoile de la rédemption. Trad. A. Derczanski e J-L. Schlegel. Paris: Seul, 2003. SIDONCHA, Urbano Cultura Reconsiderada, PUC Rio/Nau Editora/Documenta, Rio de Janeiro/Lisboa, 2023.
Língua Português
Data da última atualização: 2025-01-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.