Elegibilidade
Podem participar nos programas de mobilidade, estudantes de licenciatura, mestrado, ciclo de estudos de mestrado integrado e doutoramento, que estejam inscritos/as na Universidade da Beira Interior (UBI), tendo em conta os seguintes critérios gerais de admissibilidade:
- Estar inscrito/a, pelo menos, no segundo ano de licenciatura ou ciclo de estudos integrado aquando da participação no Programa.
- Sem prejuízo no referido anteriormente, podem ser admitidos/as a mobilidade de estágios Erasmus+ desde que apresentem candidatura no ano de conclusão do curso.
- O estágio deverá estar relacionado com o ciclo de estudos do/a estudante e ser relevante para as suas necessidades de aprendizagem e profissionais.
Os/As estudantes podem candidatar-se a uma das seguintes atividades:
- Estágio curricular – integrado no plano de estudos do Poderá ser uma componente prática da tese de doutoramento/mestrado ou projeto. Tal deverá respeitar o regulamento interno do ciclo de estudos que frequenta.
- Estágio extracurricular – estágio não obrigatório.
- Estágio para recém-diplomados/as pela UBI – estágio voluntário.
O programa Erasmus+, no que respeita à mobilidade para estágio, não exige a celebração de acordo entre a UBI e a organização de acolhimento.
A procura do local de estágio é da responsabilidade dos/as participantes, devendo pesquisar e contactar organizações em que estejam interessados/as, assim como comunicar a intenção de fazer um estágio de longa duração, ao abrigo do Programa Erasmus+, junto do Gabinete de Internacionalização e Cooperação (GIC) da UBI.
O estágio pode ser feito em contexto de:
- Empresa
- Instituto de investigação
- Laboratório
- Qualquer outro local de trabalho pertinente no estrangeiro
(Não são permitidos estágios em organismos ligados à União Europeia, assim como em qualquer organização localizada no país de origem do/a estudante.)
Estudantes interessados/as em realizar estágio Erasmus+ poderão consultar ofertas de estágio nas plataformas disponíveis para o efeito:
Em alternativa, podem contactar docentes, Direções de curso e Coordenações de Mobilidade da UBI, ou explorar as suas redes de contactos.
Duração
O período de estágio tem a duração mínima de dois meses e máxima de doze meses.
A duração do período de estágio para recém-diplomados/as conta para o período máximo de doze meses por ciclo de estudos. O estágio tem de ser realizado no prazo de um ano após a conclusão do curso.
A duração total elegível, por ciclo de estudos, é de doze meses de mobilidade física, independentemente do número e tipo de mobilidades. Nos cursos de ciclos de estudos integrados a duração máxima é de vinte e quatro meses.
Candidatura
Estudantes que desejam participar em mobilidade de estágios de longa duração devem formalizar a candidatura através do preenchimento de formulário.
À candidatura devem ser anexados os seguintes documentos:
- Comprovativo de matrícula no ano letivo de candidatura
- Certificado de habilitações ou registo de notas do ano letivo anterior (aplicável a estudantes do 1.º ano de mestrado, de mestrado integrado e de doutoramento)
- Carta de aceitação emitida pelo local de estágio (este documento não é obrigatório no momento da candidatura)
(Não serão aceites candidaturas incompletas.)
Critérios de seleção
A seleção dos/das candidatos/as é definida de acordo com os seguintes critérios:
- Tipologia de estágio
- Média ponderada das unidades curriculares aprovadas
- Mobilidades – Erasmus+ ou não – feitas anteriormente
E tendo em conta a seguinte ordem de prioridades:
- Carta de aceitação emitida pelo local de estágio
- Estudantes a frequentar o último ano de estudos quando realizarem estágios
O cálculo é feito de acordo com a seguinte fórmula:

- N é a nota final de candidatura e pode variar entre 0 e 20 pontos.
- T é o tipo de estágio e pode ser curricular [1,0], extracurricular [0,9] ou para recém-diplomado/a [0,8].
- M é a média ponderada das unidades curriculares aprovadas.
- F segue a ordem de prioridades e pode ser [50], [48] ou [46].
- P é o número anterior de mobilidades via Erasmus+ ou outro programa.
- O diz respeito à Carta de Aceitação e pode ser [1] e [0].
Bolsas
Os/As estudantes podem receber uma bolsa Erasmus+ a título de contribuição para despesas de viagem e de estadia. O valor da bolsa de mobilidade é atribuído por meses realizados de mobilidade.
Reconhecimento académico
O resultado das mobilidades curriculares e extracurriculares é reconhecido via Suplemento ao Diploma, e o resultado das mobilidades para recém-diplomados/as é reconhecido via Certificado de Estágio.