Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Palestra “Como se obtém a idade das rochas?”

Palestra “Como se obtém a idade das rochas?”

Atividade a decorrer online | 15h00.

  26 de fevereiro de 2021  

A Academia Júnior de Ciências organiza a palestra “Como se obtém a idade das rochas?”, com a participação de José Francisco Santos, da Universidade de Aveiro.

A sessão está agenda para as 15h00 e vai decorrer online.

Resumo
A história do nosso planeta fica registada nas rochas. Assim, a determinação das suas idades é um assunto que interessa não só aos geólogos, mas também aos investigadores de muitas outras áreas científicas, assim como a todos os que têm curiosidade pela evolução da Terra.
Por outro lado, os métodos para se obterem idades das rochas correspondem à integração de conhecimentos de geologia, de química e de física, sendo um bom exemplo de como não há fronteiras rígidas entre as várias ciências.
Nesta palestra, abordam-se os métodos de datação baseados nos isótopos radioativos que são precisamente aqueles que permitem chegar a valores absolutos de idades, os quais, na geologia, são normalmente apresentados em unidades de milhões de anos.

Mais informação
Ligação para a sessão 

Data última atualização: 2021-02-08

Data da última atualização: 2021-02-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.