O Núcleo de Estudantes de Design de Moda, com o apoio da embaixadora do Fashion Revolution, Solange Fernandes e a colaboração das direções de curso, inicia dia 13 de maio (quinta-feira), um conjunto de ações integradas na organização internacional Fashion Revolution.
A primeira palestra tem como convidada Isabel Costa, que vai apresentar a Burel Factory, e pode ser acompanhada, a partir das 14h30, na plataforma Zoom (Password: 719050 | Meeting ID: 814 1599 8836).
A Burel Factory nasceu em 2010, nas antigas instalações da fábrica Lanifícios Império, em Manteigas.
A sua produção foca-se em transformar o tradicional burel, tecido artesanal de origem serrana composto totalmente em lã, em peças de vestuário, de decoração, acessórios, brinquedos, com um toque moderno e cheio de vivacidade e cor.
Aproveitando duas das características do burel - o eficaz isolamento sonoro e térmico, a empresa foca-se também em projetos de revestimentos de espaços interiores. Duas das parcerias a destacar são as que foram desenvolvidas no revestimento dos escritórios da Microsoft Portugal, com base em Lisboa; e na modernização da Cidade do Futebol, quartel-general da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), situada em Oeiras.
Um dos principais focos da Burel Factory, e que importa referir, é a preocupação com a natureza, o que faz com que seja uma empresa 100% sustentável. A matéria prima que provém da lã das ovelhas é recolhida de pastores locais que criam os seus rebanhos ao ar livre na Serra da Estrela. A Burel Factory também defende a política do desperdício-zero, ao utilizar conscientemente os seus recursos e a também fazer parcerias com designers, artistas e associações de maneira a aproveitar e inovar nesta prática de fazer novos produtos com desperdícios.
Ainda numa abordagem de sustentabilidade na indústria da moda, foram doados três livros que foram entregues na Biblioteca da UBI. Uma oferta do palestrante convidado André Carvalhal. São eles Moda Com Propósito: Manifesto pela grande virada (Ed. Paralela, 2016); “Viva o Fim: Almanaque de um novo mundo” (Ed. Paralela, 2018); e “A Moda Imita a Vida: Como construir uma marca de moda - Nova edição, revista e ampliada” (Ed. Paralela, 2020).
