Descrição do cargo/posição/bolsa
Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Integração na Investigação-BII
Referência: BII-2/UDR/UBI/2008
área científica genérica: Física
área científica específica: óptica
Resumo do anúncio
Nos termos do Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e tendo em conta a aplicação do Estatuto do Bolseiro de Investigação, Lei n.º 40/2004 de 18 de Agosto, a Unidade de Detecção Remota da Universidade da Beira Interior (Covilhã) abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Integração na Investigação da FCT com a duração de 12 meses, destinada a alunos do 1.º ciclo (ou equivalente) de licenciaturas em Física, Ciências Biomédicas, Química ou áreas afins.
O objectivo desta bolsa é desenvolver e estimular o gosto pelo trabalho de investigação científica através da prática de investigação, bem como o sentido crítico, a autonomia e a criatividade dos estudantes do ensino superior. Os trabalhos decorrerão sob a orientação de um investigador do grupo de biosensores da Unidade de Detecção Remota, e no âmbito de temas de investigação a decorrer relacionados com a caracterização de propriedades de tecidos biológicos através da análise da reflectância difusa de luz. Mais concretamente, o bolseiro prestará apoio na determinação experimental de perfis espaciais de reflectância difusa de tecidos biológicos; colaborará na implementação de códigos computacionais para a análise dos resultados experimentais e para a simulação de experiências de medição de reflectância difusa.
Texto do anúncio
A Unidade de Detecção Remota da Universidade da Beira Interior (Covilhã) abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Integração na Investigação da FCT, para alunos do 1.º ciclo ou equivalente, inserida no Programa Plurianual de Financiamento para a Ciência e Tecnologia, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), nas seguintes condições:
1. Duração e Regime de Actividade: Duração de 12 meses, não renovável, com início previsto para 17 de Novembro de 2008, em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Formação Avançada e Qualificação dos Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, disponível em
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento2008
2. Objecto de Actividade: Pretende-se estimular o gosto pelo trabalho de investigação científica através da prática de investigação, bem como desenvolver o sentido crítico, a autonomia e a criatividade dos estudantes do ensino superior.
Os trabalhos decorrerão sob a orientação de um investigador do grupo de biosensores da Unidade de Detecção Remota, inseridos no programa de investigação desse grupo, mais concretamente dar apoio na determinação experimental de perfis espaciais de reflectância difusa de tecidos biológicos; colaborar na implementação de códigos computacionais para a análise dos resultados experimentais e para a simulação de experiências de medição de reflectância difusa.
O bolseiro terá de elaborar, no final do período da bolsa, um relatório a validar pelo supervisor e apresentar o seu trabalho em sessão pública organizada pela instituição que concede a bolsa. Serão estabelecidos acordos para a creditação (ECTS) do trabalho realizado pelo estudante.
3. Orientação Científica: A orientação científica do bolseiro ficará a cargo do investigador Doutor Luís José Maia Amoreira, Professor Auxiliar.
4. Requisitos: A formação académica requerida corresponde à frequência de uma Licenciatura (1.º Ciclo) ou equivalente em áreas de Física, Ciências Biomédicas, Química ou em áreas afins, em instituições nacionais de ensino superior público ou privado.
5. Remunera