Os alunos de 1.º ano do Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI) promovem, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Seminário, o evento “Cinema em Foco”, um seminário que pretende abordar projetos da área e discutir assuntos que ajudem a entender a ligação entre o processo criativo e o produto final.
Entre os convidados estará presente Melanie Pereira, realizadora do filme “As Melusinas à Margem do Rio”, vencedor de três prémios no festival DocLisboa, incluindo “Melhor Filme da Competição Portuguesa”. O filme será visualizado na manhã do evento, seguindo-se uma conversa com a realizadora.
José Farinha, realizador do filme “As Cinzas da Mãe”, e Carlos Matos, o autor do storyboard da obra, encontram-se também entre os convidados do seminário, assim como Alessandro Lisboa, realizador de “A Jornada”.
“Todos os que aqui estão”, filme de Cátia Beato (realizadora), Hannah Dias, Rodrigo Pinto e Maria Parra, é visualizado no início da tarde, com espaço para uma conversa sobre a obra no final.
O seminário, que não trata exclusivamente da área do cinema, acolhe também a apresentação do projeto “Under the Skin – Criando perceção háptica através do som”, um podcast sobre psoríase de Luísa Villas-Boas, a frequentar o 1.º ano do Mestrado em Cinema.
No seminário, tem lugar ainda a apresentação de Inês Marques, aluna de 1.º ano do Mestrado em Design de Moda, com o desenvolvimento de uma coleção de roupa para personagens, trabalho realizado para a Unidade Curricular (UC) Projeto I, em parceria com o curso de Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais.
Dirigido a todos os alunos de Cinema, investigadores, profissionais da área audiovisual e a todos os apaixonados pela Sétima Arte, o seminário tem acesso livre e decorre na Faculdade de Engenharia (Anfiteatro 8.1), a partir das 9h30, no dia 14 de dezembro (quinta-feira).