Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Master class "Pensamento criativo e metodologias de experimentação no Design de Moda Contemporâneo"

Master class "Pensamento criativo e metodologias de experimentação no Design de Moda Contemporâneo"

No âmbito do MOVE 11 – Mostra de Design de Moda realiza-se uma aula aberta com Lara Torres, no dia 28 de Março às 14h, no Museu de Lanifícios – Núcleo Real Fábrica Veiga. A entrada é livre.

EVENTO:

Ficheiro com o nome: masterclass_move2011

  De 28 a 29 de março de 2011

  Importar iCal

Partilha

O contexto do Design de Moda Contemporâneo e indústrias criativas consiste hoje numa grande variedade de códigos emergentes e novos processos. A complexidade do nosso ambiente e dos meios através dos quais a indústria da Moda opera, tem levado a respostas cada vez mais complexas, e a uma forma de produzir e apresentar moda cada vez mais fragmentário. Porque é que as fronteiras do Design de Moda contemporâneo são cada vez mais difíceis de situar? Para melhor compreender e analisar estes fenómenos de Moda é preciso determinar como é que a produção de vestuário foi influenciada nestas decisões.

A Masterclass  da Designer de Moda Lara Torres tem o objectivo de ampliar e desenvolver o papel da experimentação na área da criação de vestuário, criando um espaço de discussão em que o discurso individual é privilegiado. A experiência na utilização de meios invulgares na produção de vestuário bem como a vertente interdisciplinar do seu trabalho permitem uma abordagem transversal ao exercício de design de vestuário.

Nascida em 1977, Lara Torres formou-se em Design de Moda no Citex (2003) e completou o seu Mestrado em Artefacto de Moda com distinção no London College of Fashion (2011), enquanto bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Desenvolve, desde Maio de 2005, um projecto de criação de vestuário | objectos que traduzem formalmente os mecanismos da memória, baseado na experimentação e pesquisa.  O primeiro prémio na 9ª edição do concurso Sangue Novo, promovido pela ModaLisboa, leva-a a Londres em 2003, para estagiar no atelier do designer Alexander McQueen. Concluído o estágio, regressa a Portugal, em 2005 e é convidada pela ModaLisboa a integrar a plataforma LAB, onde apresenta, desde então, as suas colecções, em formato de desfile, exposição ou performance. Mantém um trabalho contínuo de investigação, do qual faz parte um único projecto, de abordagem não sazonal. Destaque para o projecto "Mímesis" e a exposição "Fac-Simile", desenvolvidos com o apoio da Direcção-Geral das Artes | Ministério da Cultura, que acentuaram a interdisciplinaridade do seu trabalho e marcaram o início da colaboração regular com vários artistas. A par da sua actividade como designer, lecciona desde 2005 a disciplina de Design de Moda no 1º ano do curso de Moda do Citex e, desde 2011, a disciplina de Design de Vestuário II na licenciatura em Design de Moda, na Universidade da Beira Interior.

Fonte: Prof.ª Rita Salvado, Directora da Licenciatura em Design de Moda

Ficheiro com o nome: masterclass_move2011

Data da última atualização: 2011-03-24
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.