Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI4/103392/2012), no âmbito do projeto FCOMP-01-0124-008775 (PDTC/AGR-ALI/103392/2008), designado por “PhenoMet – Abordagens integrativas de fenotipagem, genómica e metabolómica para leveduras de vinificação” com apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC) e do cofinanciamento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC).e comparticipado e pelo Fundo Comunitário Europeu (FEDER), nas seguintes condições:
1. Área Cientifica: Ciências Agroalimentares
2. Requisitos de admissão: Licenciatura em Biologia, Bioquímica, Engenharia Biológica ou licenciaturas afins. Condições preferenciais: Experiência e conhecimentos teóricos aprofundadas nas seguintes áreas: biologia molecular, genómica e microbiologia de leveduras; técnicas bioanalíticas (HPLC, GC-MS), Dá-se preferência a candidatos com médias superiores a 15 valores e que pretendem prosseguir os estudos no âmbito de uma tese de doutoramento.
3. Plano de trabalhos: Os principais trabalhos consistem em estudos de genómica funcional de estirpes de vinificação de S. cerevisiae e análise bioanalítica do metaboloma fermentativo.
4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010.
5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Universidade do Minho sob a orientação científica da Prof. Dorit Schuller.
6. Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em 1 de março de 2012. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado até ao final da vigência do projeto.
7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.
8. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, e entrevista com a valoração de 6 e 4 pontos, respetivamente.
Avaliação curricular (0-6 pontos)
Média de licenciatura (0-2 pontos)
Experiência em técnicas bioanalíticas (0- 2pontos)
Entrevista (0-4 pontos)
Em caso de empate serão tidas em conta as características da formação de base (tipo de licenciatura).
9. Composição do Júri de Seleção: Prof. Dorit Schuller (Presidente), Prof. Célia Pais (vogal) e Prof. Pedro Amadeu Santos (vogal).
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, por nota final afixada em local visível e público do CBMA – Universidade do Minho de sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email
11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 16 a 25 de fevereiro de 2012. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:Carta de motivação, Curriculum Vitae, cópia do Certificado de Habilitações, Referências.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio para o seguinte endereço:
Universidade do Minho
CBMA/ECUM
Departamento de Biologia
A/c Prof. Dorit Schuller
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Outro
País: Portugal
Localidade: Braga
Instituição de acolhimento: Universidade do Minho
Data limite de candidatura: 25 February 2012