Encontra-se aberta candidatura a uma bolsa de Bolsa de Investigação (BI),no âmbito do Projecto “Soil function profiling during fungal bioremediation: integrated bio-geochemical and meta-proteomics assessment” PTDC/AAC-CLI/119100/2010 financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Área Científica: Ambiente
Formação Académica: Mestres em Bioquímica, Biologia, Microbiologia ou áreas afins.
Outros Requisitos:
· Co-autoria em comunicações ou artigos científicos.
· Experiência laboratorial relevante
· Motivação para a investigação científica.
· Conhecimentos excelentes de Inglês falado e escrito.
Plano de Trabalhos:
Biorremediação de solos contaminados por comunidades fúngicas (Polutant induced tolerant communities), na presença e ausência de adjuvantes químicas que aumentam a biodisponibilidade dos poluentes no solo. Análise da dinâmica entre a composição da comunidade fúngica, o perfil proteico (metaproteoma) e o metaboloma da degradação to tóxico.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010; Regulamento de Bolsas de Investigação do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, em vigor.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no grupo Applied and Environmental Mycology do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Cristina Silva Pereira (coordenadora do projecto).
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 06 meses, renovável por mais 06 meses, com início previsto para 1 de Setembro 2012, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT e regulamento de bolsas do ITQB.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, será feito por transferência bancária, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).
Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e entrevista, esta apenas em caso de dúvida entre mais do que um/a candidato/a. A avaliação curricular terá a valoração de 100%, e caso haja necessidade de desempate, a entrevista será valorizada em 50%.
Composição do Júri de Selecção: Dra. Cristina Silva Pereira (ITQB-UNL; presidente do júri); Dr. Tiago Martins (ITQB-UNL; vogal) e Dra. Marija Petkovic Garcia (ITQB-UNL; vogal); vogais suplentes: Dr. Jaime Mota (ITQB-UNL) e Dr. Pedro Domingos (ITQB-UNL).
Documentos de candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente (por email), por meio dos seguintes documentos: carta de motivação com identificação da bolsa a concurso, Curriculum Vitae e qualquer outro documento considerado relevante, por exemplo carta de referência.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 01 a 15 de Agosto de 2012.
As candidaturas devem ser remetidas para:
IBET
Av. República, Qta. do Marquês
Apartado 12
2781-901 Oeiras
Dra. Cristina Silva Pereira
Ref. 119100/Agosto 12
Email:
spereira@itqb.unl.pt