“Ética das Relações Públicas” é o título do livro de
Gisela Gonçalves que será lançado na UBI, no dia 9 de maio, às 16h00. A publicação, com a chancela das Edições MinervaCoimbra, será apresentada por Tito Cardoso e Cunha.
A sessão realiza-se na Sala dos Arcos, CREA, no âmbito da conferência Be Sustainable, organizada por alunos do Mestrado de Comunicação Estratégica.
Sinopse do livro
O lugar que as relações públicas ocupam na sociedade contemporânea pode ser explicado pela necessidade de as empresas legitimarem as suas ações na esfera pública através de processos comunicacionais. No entanto, na gestão da tensão entre os interesses privados e públicos, as relações públicas confrontam-se com questões de natureza ética.
Em busca de respostas, ao longo das três partes principais deste livro, percorrem-se caminhos teóricos centrados numa leitura habermasiana do paradigma das relações públicas simétricas/excelentes, mas também empíricos, através do confronto dos ideiais normativos das relações públicas com o posicionamento profissional de diretores e consultores de comunicação.
Qual é, no fundo, o papel que as relações públicas empresariais desempenham na construção da opinião pública? Persuasão ou manipulação? Tais são as questões que se procurará responder.