Trata-se de um projeto conjunto, a desenvolver durante os próximos anos, que pretende, de algum modo, homenagear três décadas do Cinema Português (1970/80/90), e dar visibilidade ao conjunto das obras produzidas e financiadas e que foram proibidas: proibidas pela censura nos 4 anos antes do 25 de Abril e, sobretudo, ‘proibidas’ pelo circuito comercial depois da revolução. Em qualquer dos casos trata-se de obras de acesso negado ao público em geral durante mais de 30 anos.
São filmes que na sua esmagadora maioria não tiveram sequer estreia, tendo sido apenas apresentados pontualmente na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema ou noutros espaços em contextos muito especiais. Esta é, por isso, uma oportunidade única de ver esses filmes no contexto de exibição em sala.
Cada projeção será única e efetuada a partir de cópias em película cedidas pelo Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM) da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, entidade que apoia esta iniciativa.
Para este primeiro programa, dos cerca de quarenta filmes encontrados, foram eleitos seis para apresentar já nestas Jornadas - Histórias Selvagens de António Campos, Sofia e a Educação Sexual de Eduardo Geada, Gestos e Fragmentos de Alberto Seixas Santos, O Movimento das Coisas de Manuela Serra, O Som da Terra a Tremer de Rita Azevedo Gomes, e Rosa Negra de Margarida Gil.
As sessões contarão com a presença em sala do realizador e de um comentador convidado e serão seguidas de um debate/discussão aberto a todos os presentes.
Os textos dos comentadores darão origem, ainda durante o próximo ano, ao primeiro número da série Cadernos do Cinema Português, que será anualmente publicada pela Universidade da Beira Interior em parceria com a Associação Luzlinar e o Município do Fundão.
Quer o ciclo, quer a publicação visam contribuir para dar visibilidade e voz a um conjunto imenso do nosso património cinematográfico ingratamente votado ao esquecimento e que agora insistimos revelar: contra todas as proibições.
Ver Dossier de Imprensa
Ver cartaz
VI Jornadas de Cinema em
Português