ANÚNCIO PARA ATRIBUIÇÃO DE UMA  BOLSA DE INTEGRAÇÃO NA INVESTIGAÇÃO PARA A UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO E  DESENVOLVIMENTO MATERIAIS TÊXTEIS E PAPELEIROS  
Nos termos do Regulamento da Formação Avançada e  Qualificação de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e  tendo em conta a aplicação do Estatuto do Bolseiro de Investigação, Lei nº  40/2004 de 18 de Agosto, a Unidade de Materiais Têxteis e Papeleiros da  Universidade da Beira Interior (Covilhã) abre concurso para atribuição de uma 
Bolsa de Integração na Investigação da  FCT, para alunos do 1º ciclo, ou equivalente, inserida no Programa Plurianual  de Financiamento para a Ciência e a Tecnologia, financiada pela Fundação para a  Ciência e Tecnologia (FCT), nas seguintes condições:
Referência: BII-11 (2) /UMTP/UBI/2009    
Área  científica genérica: Química     
Área científica específica: Solubilidade  de corantes em sistemas multicomponentes
  
1. Duração e Regime de Actividade:   Duração de 12 meses não renováveis, com início previsto para 1 de Outubro de 2009,  em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Formação Avançada e  Qualificação dos Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia,  disponível em 
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento2007/2009 
.
2. Objecto de Actividade: Pretende-se  estimular o gosto pelo trabalho de investigação científica através da prática  de investigação, bem como desenvolver o sentido crítico, a autonomia e a  criatividade dos estudantes do ensino superior.
Os trabalhos decorrerão sob a orientação de um  investigador desta Unidade de Investigação, no prosseguimento de estudos já  efectuados, nomeadamente, a determinação experimental de solubilidades de  corantes, em soluções multicomponentes, em diferentes condições experimentais:  pH, temperatura e força iónica. A influência do tipo e teor de sal nos processos  de coloração, utilizados na indústria, podem ser factores condicionantes do  equilíbrio corante/solvente. Estes  valores poderão ser usados na optimização dos processos de tingimento usados  nas tinturarias assim como no estabelecimento das melhores condições para  processos de adsorção.
O bolseiro terá que elaborar, no final do período da  bolsa, um relatório a validar pelo supervisor e a apresentar o seu trabalho em  sessão pública organizada pela instituição que concede a bolsa. Serão  estabelecidos acordos para a creditação (ECTS) do trabalho realizado pelo  estudante.       
3. Orientação Científica:   A  orientação científica do bolseiro ficará a cargo do investigador: 
  -  Doutora  Albertina Maria Mendes Marques Bento Amaro, Professora Auxiliar
4. Requisitos:  A formação académica  requerida corresponde à frequência de uma Licenciatura (1º Ciclo) em Química Industrial,  em instituições nacionais de ensino superior público ou privado.    
5. Remuneração:   De acordo com a tabela  de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT (€ 140,00 por  mês).    
6. Documentos de Candidatura e Selecção:   Os candidatos serão seleccionados segundo os seguintes critérios de avaliação:  Classificação média nas disciplinas já concluídas da licenciatura; classificação  média nas disciplinas relacionadas com a área de investigação, nomeadamente, Química  I, Química II e Química Analítica; carta de intenção (uma página); motivação e  disponibilidade demonstrada através de uma entrevista.
As candidaturas serão avaliadas por um júri formado por  três investigadores. A avaliação decorrerá no prazo máximo de uma semana, após  a submissão das candidaturas.