ANÚNCIO PARA ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INTEGRAÇÃO NA INVESTIGAÇÃO PARA A UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO MATERIAIS TÊXTEIS E PAPELEIROS
Nos termos do Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e tendo em conta a aplicação do Estatuto do Bolseiro de Investigação, Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto, a Unidade de Materiais Têxteis e Papeleiros da Universidade da Beira Interior (Covilhã) abre concurso para atribuição de uma
Bolsa de Integração na Investigação da FCT, para alunos do 1º ciclo, ou equivalente, inserida no Programa Plurianual de Financiamento para a Ciência e a Tecnologia, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), nas seguintes condições:
Referência: BII-11 (2) /UMTP/UBI/2009
Área científica genérica: Química
Área científica específica: Solubilidade de corantes em sistemas multicomponentes
1. Duração e Regime de Actividade: Duração de 12 meses não renováveis, com início previsto para 1 de Outubro de 2009, em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Formação Avançada e Qualificação dos Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, disponível em
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento2007/2009 
.
2. Objecto de Actividade: Pretende-se estimular o gosto pelo trabalho de investigação científica através da prática de investigação, bem como desenvolver o sentido crítico, a autonomia e a criatividade dos estudantes do ensino superior.
Os trabalhos decorrerão sob a orientação de um investigador desta Unidade de Investigação, no prosseguimento de estudos já efectuados, nomeadamente, a determinação experimental de solubilidades de corantes, em soluções multicomponentes, em diferentes condições experimentais: pH, temperatura e força iónica. A influência do tipo e teor de sal nos processos de coloração, utilizados na indústria, podem ser factores condicionantes do equilíbrio corante/solvente. Estes valores poderão ser usados na optimização dos processos de tingimento usados nas tinturarias assim como no estabelecimento das melhores condições para processos de adsorção.
O bolseiro terá que elaborar, no final do período da bolsa, um relatório a validar pelo supervisor e a apresentar o seu trabalho em sessão pública organizada pela instituição que concede a bolsa. Serão estabelecidos acordos para a creditação (ECTS) do trabalho realizado pelo estudante.
3. Orientação Científica: A orientação científica do bolseiro ficará a cargo do investigador:
- Doutora Albertina Maria Mendes Marques Bento Amaro, Professora Auxiliar
4. Requisitos: A formação académica requerida corresponde à frequência de uma Licenciatura (1º Ciclo) em Química Industrial, em instituições nacionais de ensino superior público ou privado.
5. Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT (€ 140,00 por mês).
6. Documentos de Candidatura e Selecção: Os candidatos serão seleccionados segundo os seguintes critérios de avaliação: Classificação média nas disciplinas já concluídas da licenciatura; classificação média nas disciplinas relacionadas com a área de investigação, nomeadamente, Química I, Química II e Química Analítica; carta de intenção (uma página); motivação e disponibilidade demonstrada através de uma entrevista.
As candidaturas serão avaliadas por um júri formado por três investigadores. A avaliação decorrerá no prazo máximo de uma semana, após a submissão das candidaturas.