3. Bolsa de Investigação para Licenciado | CICS-UBI

Bolsa de Investigação para Licenciado | CICS-UBI

Encontra‐se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado, no âmbito do Projeto de Investigação intitulado “Relação entre adenosina e instabilidade cromossomal: uma nova perspetiva para compreender o mecanismo oncogénico em glioblastoma”.

De 18 de março a 05 de abril de 2017

Bolsas - UBI

Área Científica: Bioquímica, Biologia ou áreas afins.

Objetivo da atividade: O objetivo da presente atividade consiste em investigar se a adenosina induz instabilidade cromossomal, nos astrócitos e células tumorais derivadas de astrócitos, e se este efeito de adenosina correlaciona¬-se com o seu efeito na proliferação e invasão tumoral.

Requisitos de admissão: Titulares do grau de Licenciado em Bioquímica, Biologia ou áreas afins. O candidato deverá possuir conhecimentos de Bioquímica, Neurobiologia e Biologia Molecular, experiência na realização de trabalhos de investigação e conhecimentos de Inglês (falado e escrito). Será valorizada a atividade prévia de investigação e a experiência laboratorial no estudo dos recetores e do metabolismo da adenosina, nas áreas da análise da expressão de RNA e de proteínas (PCR em tempo real, Western blot, cDNA microarrays/RNAseq, Ingenuity tools), cultura de células e de tecidos, análise da apoptose, da metilação do DNA e da instabilidade cromossomal (FISH, CGH ou cariotipagem), assim como a lista de publicações nestas áreas.

Plano de trabalho: Especificamente, as atividades a desenvolver incluem:
- Estudar se a adenosina induz instabilidade cromossomal em astrócitos e células tumorais
- derivadas de astrócitos. A instabilidade cromossomal será estudada através de hibridização in situ com fluorescência (FISH), hibridização genómica comparativa (CGH) e/ou cariotipagem.
- Investigar se o aumento dos níveis de adenosina irá aumentar a expressão e induzir modificações epigenéticas de genes pró-¬sobrevivência em astrócitos e células tumorais derivadas de astrócitos. Par tal recorrer-se-á a técnicas de RT-PCR, “Western Blot” e sequenciação com bissulfito.
- Avaliar se o aumento dos níveis de adenosina afetam a proliferação e invasão de células tumorais.
- Analisar a relação entre a concentração de adenosina e a metilação de DNA por simulação matemática.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICS-UBI – Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (Covilhã) em colaboração com o IMM – Instituto de Medicina Molecular (Lisboa) e o CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular (Coimbra) sob a orientação científica do Professor Doutor José Francisco Cascalheira.

Duração e regime de atividade: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto para Abril de 2017.

Candidaturas: Os candidatos deverão enviar os documentos indicados no Edital do concurso.

Prazo e receção de candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18/03/2017 até às 24:00 do dia 05/04/2017. As candidaturas deverão ser dirigidas ao Prof. Doutor José Francisco Cascalheira, Responsável pelo Projecto, para o e-mail jfsc@ubi.pt (apenas carta de motivação e CV) e, obrigatoriamente, por carta (processo completo) para:

Prof. Doutor José Francisco Cascalheira
Universidade da Beira Interior