2. Eventos
  3. Inscrições abertas para o curso de verão “Artes Públicas Urbanas”

Inscrições abertas para o curso de verão “Artes Públicas Urbanas”

Formação terá dois módulos, o primeiro na Universidade Lusófona e o segundo na UBI, nos meses de maio e junho.

Faculdade de Engenharia

De 20 de abril a 19 de maio de 2017

UBI

Estão abertas até 19 de maio as inscrições para o Curso de Verão em “Artes Públicas Urbanas”, que se realiza na Universidade da Beira Interior (UBI) e na Universidade Lusófona.

A formação está dividida em dois módulos e vai decorrer entre os dias 22 de maio e 11 de junho. O primeiro módulo tem lugar na ECATI ULHT – Escola de Comunicação Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação e o segundo no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) da UBI.

O curso propõe a reflexão e exploração das narrativas e simbologias que derivam das manifestações da arte urbana no espaço público, perceber historicamente como se têm vindo a posicionar no contexto urbano, e que relações estabelecem com as plataformas digitais.

A primeira parte do curso (entre 22 de maio e 5 de junho) tem uma índole teórico-prática e vai abordar os conceitos, genologias e práticas das artes públicas urbanas, que fazem parte das expressões e práticas artísticas urbanas contemporâneas.

Serão discutidos os termos street art, arte urbana, artes urbanas, graffiti e arte pública. A cidade será analisada como espaço criativo, de apropriação de culturas urbanas, plataforma de processos participativos, interativos e agonistas, tornando-se uma inspiração privilegiada para as indústrias culturais.

Os participantes terão oportunidade de desenvolver um workshop relacionado com as artes visuais urbanas e meios digitais. Face à profusão de manifestações e práticas, no curso será também explorado o papel da cultura, educação e curadoria digital nestes contextos.

A segunda componente do curso (de 7 a 11 de junho) será realizada no DECA, com o objetivo de refletir sobre alguns destes contextos e ambientes através da prática.

Será desenvolvido um trabalho de projeto inserido numa residência de estudos urbanos de curta duração (Residência Articidades), em parceria com o Wool - Covilhã Urban Art Festival e a Beira Serra, Associação de Desenvolvimento Local.

Nesta unidade serão observados os trabalhos em curso e os resultados do festival Wool na edição de 2017 e anteriores e será desenvolvido um projeto (curadoria digital, guia de percursos de intervenções urbanas, intervenção de arte urbana e/ou requalificação de espaços públicos no bairro da Alâmpada, Covilhã).

Contactos [U. Lusófona]: +351 217 515 500 (ext. 710) | fernando.catarino@ulusofona.pt | hc.elias@gmail.com
Contactos [UBI]: + 351 275 329 726/22 | rita.ochoa@ubi.pt

Data última atualização: 2017-04-20