2. Eventos
  3. Inscrições abertas para o curso de verão “Artes Públicas Urbanas”

Inscrições abertas para o curso de verão “Artes Públicas Urbanas”

Formação terá dois módulos, o primeiro na Universidade Lusófona e o segundo na UBI, nos meses de maio e junho.

Faculdade de Engenharia

De 20 de abril a 18 de maio de 2017

UBI

Estão abertas até 18 de maio as inscrições para o Curso de Verão em “Artes Públicas Urbanas”, que se realiza na Universidade da Beira Interior (UBI) e na Universidade Lusófona.

A formação está dividida em dois módulos e vai decorrer entre os dias 20 de maio e 11 de junho. O primeiro módulo tem lugar na ECATI ULHT – Escola de Comunicação Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação e o segundo no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) da UBI.

O curso propõe a reflexão e exploração das narrativas e simbologias que derivam das manifestações da arte urbana no espaço público, perceber historicamente como se têm vindo a posicionar no contexto urbano, e que relações estabelecem com as plataformas digitais.

A primeira parte do curso (entre 20 de maio e 5 de junho) tem uma índole teórico-prática e vai abordar os conceitos, genologias e práticas das artes públicas urbanas, que fazem parte das expressões e práticas artísticas urbanas contemporâneas.

Serão discutidos os termos street art, arte urbana, artes urbanas, graffiti e arte pública. A cidade será analisada como espaço criativo, de apropriação de culturas urbanas, plataforma de processos participativos, interativos e agonistas, tornando-se uma inspiração privilegiada para as indústrias culturais.

Os participantes terão oportunidade de desenvolver um workshop relacionado com as artes visuais urbanas e meios digitais. Face à profusão de manifestações e práticas, no curso será também explorado o papel da cultura, educação e curadoria digital nestes contextos.

A segunda componente do curso (de 7 a 11 de junho) será realizada no DECA, com o objetivo de refletir sobre alguns destes contextos e ambientes através da prática.

Será desenvolvido um trabalho de projeto inserido numa residência de estudos urbanos de curta duração (Residência Articidades), em parceria com o Wool - Covilhã Urban Art Festival e a Beira Serra, Associação de Desenvolvimento Local.

Nesta unidade serão observados os trabalhos em curso e os resultados do festival Wool na edição de 2017 e anteriores e será desenvolvido um projeto (curadoria digital, guia de percursos de intervenções urbanas, intervenção de arte urbana e/ou requalificação de espaços públicos no bairro da Alâmpada, Covilhã).

Data limite de inscrições: 18 Maio de 2017

Número mínimo de inscrições para funcionamento: 10 alunos

Preço dos dois módulos: 245 € (175 € + 70 €): pagamentos a efectuar em separado (é obrigatória a inscrição nos 2 módulos), da seguinte forma:

1. Módulo ULHT: 175 €

Para inscrição e mais informações:
+351 217 515 500 (ext. 710)
fernando.catarino@ulusofona.pt
hc.elias@gmail.com

2. Módulo UBI: 70 €

2.1 Pagamento por transferência bancária, com envio de comprovativo para civil@ubi.pt (a inscrição só se torna efetiva quando acompanhada do respetivo comprovativo de pagamento).

Dados para transferência:
Banco: Santander Totta
Número de Conta / IBAN: PT50 0018 0003 2727 2335 0205 1
Código SWIFT:  TOTAPTPL

Para mais informações:
+ 351 275 329 726/22
civil@ubi.pt
rita.ochoa@ubi.pt

2.2 Opções extra de alojamento Covilhã (7-11 Junho):

a) Residências UBI: 44€/56€ (4 noites, em quarto simples, IS partilhada, sem pequeno almoço - sujeito às vagas disponíveis)

b) Covilhã Parque Hotel: 64€ (4 noites, em quarto duplo, com pequeno almoço)

Contactos [U. Lusófona]: +351 217 515 500 (ext. 710) | fernando.catarino@ulusofona.pt | hc.elias@gmail.com