Área Científica: Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) e Motores Térmicos.
Requisitos de admissão: Titulares do grau de mestre em Engenharia Aeronáutica ou áreas correlacionadas. Perfil para desenvolvimento de trabalho em CFD com aplicação à modelação de Motores de Combustão Interna. Conhecimentos sólidos de Inglês (falado e escrito). Fatores preferenciais para a seleção: experiência de investigação em Motores Térmicos, experiência na utilização de software de modelação computacional de fluidos, identificação de lista de publicações e curriculum vitae adequado aos objetivos do plano de trabalhos.
Plano de Trabalhos:
1) Programação em Matlab das rotinas de cálculo de desempenho em função dos parâmetros geométricos e de funcionamento de motores pistão tipo Junkers.
2) Complemento das rotinas do ponto 1) para otimização do motor recorrendo a algoritmos genéticos.
3) Fabrico, montagem e testes preliminares do motor otimizado.
4) Caracterização do motor fabricado e comparação dos resultados com as previsões das rotinas de simulação.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no C-MAST‐Centre for Mechanical and Aerospace Sciences and Technology e Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica do Professor Doutor Francisco Miguel Ribeiro Proença Brójo.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, eventualmente renovável por iguais períodos, mediante parecer favorável do orientador, e não podendo ultrapassar os 36 meses
Prazo de candidatura: O concurso encontra‐se aberto no período de 13/12/2017 até às 24:00 horas do dia 27/12/2017.
As informações sobre legislação e regulamentação aplicável, valor do subsídio de manutenção mensal, métodos de seleção, composição do júri de seleção, forma de publicitação/notificação dos resultados e a forma de apresentação das candidaturas devem ser consultadas no Edital do Concurso.