O Workshop sobre a “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água” realiza-se esta quarta-feira no Anfiteatro das Sessões Solenes (Polo I), da Universidade da Beira Interior, a partir das 9h30, com organização da Comissão Setorial para a Água (CS/04) e do Instituto Português da Qualidade (IPQ).
A Legionella é uma bactéria comum que pode ser encontrada, em número reduzido, em ecossistemas aquáticos como rios, lagos ou reservatórios. Quando inalada pelo Homem, pode causar a chamada doença do legionário - uma forma pouco comum de pneumonia, que pode ter graves consequências, em termos de Saúde Pública.
As áreas de maior risco de infeção são aquelas onde se podem formar os aerossóis, como chuveiros e torneiras, termas, fontes, repuxos, banhos turcos e saunas, humidificadores, sistemas de ar condicionado e refrigerado (torres de refrigeração e condensadores de vapor), mesmo se situados em telhados ou no solo. Os estabelecimentos públicos, nos quais se incluem unidades hoteleiras, termais, espaços comerciais, hospitais e piscinas, entre outros, mais do que os privados, devem ter um programa de controlo efetivo do crescimento da Legionella, para que o risco da doença seja minimizado.
Tem como destinatários profissionais de ambiente e saúde pública, autarcas, técnicos de unidades hoteleiras, termais, piscinas e spa’s, técnicos de administração pública central e regional, entidades e empresas ligadas ao uso da água, docentes, investigadores e estudantes.
