3. Palestra “Papiloma Vírus Humano (HPV) – Há cancros que podem ser prevenidos”

Palestra “Papiloma Vírus Humano (HPV) – Há cancros que podem ser prevenidos”

Conferência no Anfiteatro Amarelo, a partir das 18h00, com a presença de José Moutinho, médico do Centro Hospitalar da Cova da Beira e docente da UBI.

21 de maio de 2018

Sob o mote “Mais vale Prevenir do que Remediar”, realiza-se esta segunda-feira, dia 21 de maio, pelas 18h00, no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, a Palestra “Papiloma Vírus Humano (HPV) – Há cancros que podem ser prevenidos”. José Moutinho, médico da área Ginecologia Oncológica no Centro Hospitalar da Cova da Beira e docente da Universidade da Beira Interior, é o orador.

A relevância do tema em análise nesta palestra prende-se com o facto de Papiloma Vírus Humano (HPV) ser um vírus muito frequente. Estima-se que 75 a 80% das pessoas sexualmente ativas tenham contacto com o vírus em alguma altura das suas vidas. É facilmente transmitido por contacto genital, sendo o principal agente responsável por infeções genitais em homens e mulheres. No entanto, a infeção por HPV pode ser facilmente prevenida.

O evento é aberto a toda a comunidade universitária, em especial aos estudantes das áreas das Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, para efeitos de emissão de certificado e deve ser feita aqui.

A palestra é organizada pelo projeto des.LIGA- Departamento de Educação para a Saúde no Ensino Superior, uma iniciativa coordenada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro- Núcleo Regional do Centro (LPCC-NRC) em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Universidade da Beira Interior e Associação Académica de Coimbra. O projeto assenta no pressuposto que educar e informar os indivíduos e as comunidades sobre as relações entre estilo de vida e risco de cancro é o primeiro passo na prevenção primária do mesmo.

Na Universidade da Beira Interior, o projeto des.LIGA teve o seu início no ano letivo 2016/2017. É atualmente constituído por 23 voluntários, estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Faculdade de Ciências da Saúde.

Data da última atualização: 2018-05-15