3. Exposição “O Museu dentro do Museu”

Exposição “O Museu dentro do Museu”

Mostra de trabalhos da Unidade Curricular "Projeto II" do Mestrado Integrado em Arquitetura.

De 13 a 19 de junho de 2019

O Auditório da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI) tem patentes os trabalhos desenvolvidos, a partir de um exercício em contexto académico, na Unidade Curricular “Projeto II” do Mestrado Integrado em Arquitetura.

O exercício foi desenvolvido em parceria com o Museu de Lanifícios, que teve por base uma reflexão sobre a articulação entre dois dos seus núcleos: a Real Fábrica de Panos e a Real Fábrica Veiga.

Em termos programáticos, o trabalho incluia as seguintes vertentes:
1) espaços exteriores para plantas tintureiras;
2) espaço de apoio à preparação e realização de atividades experimentais de tingimento de têxteis, com râmolas de sol para secagem de tecidos;
3) alojamento para 10 participantes nos workshops;
4) espaço de lazer para picnic e permanência de grupos entre as visitas;
5) percurso(s) de ligação/acessibilidade entre os dois núcleos do Museu de Lanifícios.

O processo de trabalho teve a duração de dois meses e foi realizado por equipas de dois estudantes, a partir da avaliação das problemáticas inerentes ao programa e às especificidades do lugar. À semelhança de experiências já realizadas em anos anteriores, considerou-se oportuno trabalhar um caso de estudo real, que pudesse ser um contributo académico para soluções arquitetónicas a operar e através da interação com o Museu de Lanifícios, por vocação um espaço de convergência cultural entre a cidade e a academia.

No dia 19 de junho (quarta-feira), pelas 10h00, irá decorrer uma visita-percurso orientada pelos professores e alunos desta unidade curricular, que partirá do pátio da Parada (Pólo I da UBI) e terminará no Auditório da Real Fábrica Veiga com a mostra dos trabalhos académicos.

O acesso à exposição é livre e para todas as idades, e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00.

Próximos eventos ver todos

abr 17

Polo I > Auditório da Biblioteca

10:00 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas > Àtrio, Sala 7.06 e Anfiteatro 7.20