Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. 2.º Encontro Ciberjornalismo Académico assinala 20 anos do “Urbi et Orbi”

2.º Encontro Ciberjornalismo Académico assinala 20 anos do “Urbi et Orbi”

O evento é dedicado ao tema do jornalismo que é feito nas universidades portuguesas e assinala as duas décadas de existência do jornal online da UBI.

  19 de fevereiro de 2020  

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebe o 2.º Encontro Ciberjornalismo Académico, que celebra o 20.º aniversário do “Urbi et Orbi”. A completar duas décadas de existência, o jornal online da UBI é publicado semanalmente desde fevereiro de 2000, sendo o cibermeio académico há mais tempo em atividade, no país.

No Encontro que está agendado para dia 19 de fevereiro (quarta-feira), no Anfiteatro da Biblioteca Central, a partir das 11h45, será discutido o ciberjornalismo que se produz nos vários meios de comunicação de âmbito académico existentes em Portugal.

A iniciativa arranca com uma mesa redonda composta por Filipa Silva (editora do “JornalismoPortoNet” (JPN)), Paulo Pena (grande repórter do “Jornal de Notícias”), Pedro Emauz Silva (director do jornal “A Cabra”) e Pedro Oliveira (director do “ComUM”). Os convidados vão debater “O ciberjornalismo académico no combate à desinformação”, numa discussão aberta à assistência.

À tarde, Fábio Giacomelli, doutorando em Ciências da Comunicação da UBI e especialista na área, ministra um workshop sobre jornalismo mobile. Esta atividade é aberta a toda a comunidade.
Segue-se uma mesa redonda com a equipa fundadora do “Urbi et Orbi”, sob o tema “Urbi et Orbi: 20 anos da UBI para o mundo”.

A apresentação do novo site do “Urbi et Orbi”, a ser lançado naquele dia, marca o final do Encontro.
Os encontros dedicados ao tema do ciberjornalismo académico tiveram origem em 2019, numa parceria do Observatório de Ciberjornalismo (ObCiber) e do JPN, por ocasião do 15º aniversário do jornal da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

Este ano a organização está a cargo do “Urbi et Orbi”, ObCiber e Re/media.Lab, com o apoio da Faculdade de Artes e Letras da UBI (FAL-UBI), LabCom e Media Veritas. A relevância do evento mereceu o reconhecimento do projeto Media Veritas, que atribuiu ao 2º Encontro de Ciberjornalismo Académico a primeira bolsa Media Veritas.

Programa
11h45 | Abertura
12h00 | Mesa redonda: "O ciberjornalismo académico no combate à desinformação"
- Filipa Silva, editora do JPN
- Paulo Pena, grande repórter do DN
- Pedro Emauz Silva, director d'A Cabra
- Pedro Oliveira, director do ComUM
12h45 | Almoço
14h15 | Workshop jornalismo mobile – Fábio Giacomelli
15h45 | Mesa redonda: “Urbi et Orbi: 20 anos da UBI para o mundo”
- Equipa fundadora do jornal
16h30 | Encerramento

Data última atualização: 2020-02-13

Data da última atualização: 2020-02-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.