2. Eventos
  3. UBI parceira de Congresso da área da Engenharia Civil a decorrer no Brasil | NOVA DATA

O evento científico sobre “Recuperação, Manutenção e Restauração de Edifícios” é promovido pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela UBI.

De 8 a 11 de setembro de 2020

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizam, no Rio de Janeiro (Brasil), o V Congresso Internacional na “Recuperação, Manutenção e Restauração de Edifícios” – CIRMARE 2020. O evento está agendado para decorrer entre os dias e 11 de setembro, depois do adiamento verificado em abril, devido à pandemia da COVID-19 (ver comunicado).

Com o tema “Reabilitação e Smart Cities visando a Sustentabilidade”, o CIRMARE 2020 tem como objetivo contribuir para o conhecimento e promoção de práticas de Reabilitação que impulsionem as Smart Cities e a Sustentabilidade ao patamar de soluções para a satisfação de futuras exigências da sociedade contemporânea. Assim, este congresso promoverá uma oportunidade única para troca de informações entre profissionais e investigadores que atuam na área de recuperação, manutenção e restauro dos bens edificados.

A importância deste Congresso pode avaliar-se pela atenção que está a receber por parte de interessados em participar.

Em meados de fevereiro, a organização contabilizava já 208 resumos recebidos e avaliados, 176 artigos completos recebidos e 127 artigos completos aceites, estando a ser preparadas 11 Sessões Plenárias. Estão previstas, ainda, 100 Apresentações Técnicas e exibição de 30 pósteres.

O CIRMARE 2020 está organizado em 12 áreas temáticas: Planejamento Urbano – Inovação e Inclusão; Atualização Tecnológica das Construções; Reabilitação de Benfeitorias Urbanas; Requalificação de Espaços Construídos; Sustentabilidade nas Edificações Revitalizadas; Recuperação e Manutenção de Áreas Degradadas; Vida Útil e Patologias em Edificações; Reconversão de Edifícios; Restauração do Patrimônio Histórico; Gestão da Informação; Resiliência Urbana; e Estudos de Caso em Recuperação, Manutenção e Restauração.

Comunicado

Após os últimos desenvolvimentos relacionados ao COVID-19, a Comissão Organizadora decidiu adiar o Congresso, que ocorreria nos dias 14, 15 e 16 de abril para os dias 8, 9 , 10 e 11 de setembro próximo.
No âmbito da UFRJ, dentre as ações a respeito da prevenção ao COVID-19, foi determinada a suspensão de todas as atividades extracurriculares como eventos científicos, no qual se enquadra o Congresso.  Além disso, estamos cientes das restrições de viagem impostas pelas universidades europeias para a presença de congressistas e membros da comissão científica.
Lamentamos o inconveniente que tal decisão possa causar, mas, definimos que este adiamento se faz necessário tendo em vista a situação existente.
Por fim, gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos a todos os envolvidos no Congresso, e manifestar que contamos com sua flexibilidade e entendimento neste delicado momento. Disponibilizamos um documento sobre o adiamento do Congresso para quaisquer ações que possam precisar, disponível para download na página web do Congresso".

João Carlos Gonçalves Lanzinha
Co-chair do CIRMARE 2020