3. Webinar “Intervenção psicológica online: uma nova forma de estar na psicologia?”

Sessão agendada para a plataforma Zoom | 14h30 | Inscrição gratuita, mas obrigatória até 21 de maio.

22 de maio de 2020

Síntese e Reflexões do webinar disponíveis aqui.

A intervenção psicológica online é uma prática usada há vários anos e tem levantado sempre questões. Mas será que no atual cenário de pandemia que vivemos se “reconfigura”? A intervenção psicológica online tornou-se, para muitos, a única forma de garantir acompanhamento. Quais os desafios da intervenção psicológica online? De que forma se pode estabelecer rapport numa consulta online?

A pandemia de Covid-19 alterou, de forma repentina, o dia-a-dia de pessoas de diferentes idades e com as mais diversificadas configurações, tendo, em muitos casos, gerado ou agravado pressões e dificuldades psicológicas. Na impossibilidade de intervenções presenciais, a psicologia poderá ou deverá adaptar as suas intervenções ao formato online? Será possível salvaguardar questões éticas e de confidencialidade com as plataformas online? Deve a intervenção psicológica “reinventar-se” nesta pandemia ou preparar-se para uma “nova normalidade”?

Esta e outras questões estarão em destaque no Webinar “Intervenção psicológica online: uma nova forma de estar na psicologia?” a ter lugar no dia 22 de maio (sexta-feira), entre as 14h30 e as 15h30, na plataforma Zoom, que terá como oradores profissionais da área. O evento tem como objetivos refletir sobre a necessidade de se dar resposta e garantir acompanhamento psicológico num contexto em que não são possíveis intervenções presenciais, discutir limitações e vantagens das intervenções psicológicas online, identificar preocupações em relação aos processos de intervenção psicológica online, refletir sobre questões éticas e de confidencialidade relacionadas com intervenções online e também sobre guidelines para intervenções psicológicas online.

O evento é organizado pelo 2.º Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde do Departamento de Psicologia e Educação da UBI, Catarina Amaro, Lídia Lobo e Sofia Ascensão (estudantes estagiárias daquele curso), conta com o apoio da Ordem dos Psicólogos e tem como destinatários estudantes de Psicologia, Psicólogos e Profissionais de Saúde.

A assistência é gratuita, mas de inscrição obrigatória para webminar.ubi@gmail.com até 21 de maio (23h59).

Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Data da última atualização: 2020-06-02