Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Exposição da vida e obra de Arnaldo Saraiva na Biblioteca Central da UBI

Exposição da vida e obra de Arnaldo Saraiva na Biblioteca Central da UBI

  • NOTÍCIA
  •   09 de outubro de 2014  

A homenagem ao professor, ensaísta, poeta e cronista no dia 11 de outubro às 18h30.

Ficheiro com o nome: arnaldo_silva

 

É inaugurada no próximo dia 11 de outubro, a Exposição Bibliográfica e documental - Vida e Obra de Arnaldo Saraiva. A cerimónia terá lugar na Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior às 18h30.

Arnaldo Saraiva é professor universitário, investigador científico e literário, ensaísta, cronista e poeta. Nasceu em 1939, em Casegas (Covilhã). Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, doutorou-se na Faculdade de Letras do Porto, onde exerceu a função de docente de Estudos Brasileiros e Africanos. Foi leitor de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (U.S.A.) e professor convidado da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Fez estudos superiores no Rio de Janeiro, onde preparou a tese "Carlos Drummond de Andrade: do Berço ao Livro". Em Paris fez estudos sob orientação de Roland Barthes, A.J. Greimas e Gérad Genette, fez também estudos superiores em Urbino. Foi dirigente da Cooperativa Árvore e do Boavista Futebol Clube. Colaborador da Radiotelevisão Portuguesa, da Radiodifusão Portuguesa (Antena1) e de várias publicações portuguesas e estrangeiras. Colaborador da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura. Fundador do Centro de Estudos Pessoanos, co-dirigindo a revista "Persona" e o Jornal "O Boavista" do qual foi fundador. Está representado na "Antologia dos Poetas Brasileiros - Fase Moderna", de Manuel Bandeira e Walmir Ayala e na "Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa", de Maria Alberta Menéres e E. M. de Melo e Castro. 

A exposição bibliográfica e documental da obra de Arnaldo Saraiva enquadra-se numa homenagem que terá início no mesmo dia, às 15h30,  na Casa da Cultura José Marmelo e Silva (Paul, Covilhã), onde haverá lugar à Intervenção de diversas figuras da cultura portuguesa, seguida de uma arruada pela Banda Filarmónica Caseguense.

De referir que a exposição estará patente na sala de Doações da Biblioteca Central da UBI de 11 de outubro a 10 de novembro, de segunda a sexta das 8h30 às 123h e aos sábados e domingos das 9h às 21h30.

PROGRAMA - 11 de Outubro de 2014 (sábado):

15h30 | Casa da Cultura José Marmelo e Silva (Paul, Covilhã):
             Intervenção de diversas figuras da cultura portuguesa
             Arruada pela Banda Filarmónica Caseguense
18h30 | Biblioteca da Universidade da Beira Interior (Covilhã):
             Inauguração da Exposição Bibliográfica e Documental da Obra de Arnaldo Saraiva
             Atuação das Adufeiras da Casa do Povo do Paul

 


 

  •   UBI
Data da última atualização: 2014-10-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.