3. Cortiça no interior dos aviões com assinatura UBI

Cortiça no interior dos aviões com assinatura UBI

•   27 de abril de 2015

O Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior integra o consórcio do projeto DesAIR que desenvolve novas soluções na construção do interior dos aviões, nomeadamente o uso da cortiça.

Ficheiro com o nome: desair

Apresentado na feira alemã Aircraft Interiors, este mês, o DesAIR é um projeto para o desenvolvimento de novas soluções de compósitos de alto desempenho para interiores aeronáuticos, integrando materiais naturais e processos de fabrico específicos. Neste caso, foi apresentada uma solução com recurso à cortiça que é um material renovável e 100% reciclável. A solução é um produto all-in-one que proporciona um bom isolamento acústico, térmico e vibrático, impermeabilidade e reciclabilidade. Os materiais resultantes do projeto foram integrados num protótipo demonstrador de uma galley para um jato executivo.

As soluções do DesAIR têm uma ampla gama de aplicações em interiores de um avião, tais como galleys, monumentos, pisos e painéis laterais. As soluções atualmente utilizadas, tais como fibras reforçadas com uma matriz polimérica termoendurecível, têm vários problemas em termos de sustentabilidade.

As atribuições principais da UBI neste projeto centraram-se no desenvolvimento de uma configuração do núcleo de cortiça com características otimizadas. De modo a encontrar uma solução otimizada para a configuração geométrica do núcleo em termos de desempenho mecânico, térmico e vibrático, foi realizado um conjunto de ensaios experimentais em várias amostras e confrontados com simulações numéricas, através de códigos de elementos finitos. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de um projeto de doutoramento em Engenharia Aeronáutica pelo Mestre Filipe Couceiro Potes, sob a orientação dos Professores José Miguel Silva e Pedro Gamboa.

O projeto DesAIR foi desenvolvido por um consórcio de empresas e instituições de investigação: Amorim Cork Composites, Almadesign, INEGI e UBI - Universidade da Beira Interior. O DesAIR é co-financiado pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC). É um projeto demonstrador com foco no desenvolvimento de soluções estruturais em compósito para o setor aeronáutico.

Data da última atualização: 2015-04-27