O UBICAR, desenvolvido por 14 alunos e um docente do departamento de Engenharia Electromecânica, participou na modalidade Urban Concept, na categoria motores de combustão interna a gasolina. O projeto de eletromecânica foi a Roterdão fazer a sua melhor performance de sempre ao percorrer o equivalente a 234Km com um litro de gasolina. Esta marca valeu-lhe uma subida ao pódio, onde recebeu o prémio referente ao 3º lugar da categoria.
O AERO UBI, desenvolvido por alunos e docentes do curso de Engenharia Aeronáutica, fez-se representar por 10 elementos e competiu pela segunda vez na modalidade de protótipos na categoria de veículo elétrico. Conquistou o 19º lugar entre as 52 equipas que participaram nesta categoria, uma das mais concorridas do evento, ao percorrer o equivalente a 331 KM/KWh. À semelhança do ano anterior, o AERO UBI apostou na inovação tecnológica, tendo o sistema de direção inovador merecido destaque.
Paulo Fael, docente responsável pelo projeto UBICAR, não escondeu a sua satisfação com o resultado alcançado, referindo: “Os resultados têm vindo a melhorar, espelhando a aprendizagem que tem sido feita. Dezenas de alunos de engenharia Eletromecânica, Aeronáutica, Mecânica, Eletrotécnica e de Gestão Industrial, assim como de Design Industrial, têm passado por este projeto ao longo destes anos e todos têm salientado a aprendizagem prática que obtiveram do decurso da sua participação.
O docente orientador do AERO UBI, Miguel Ângelo Silvestre, mostra-se igualmente satisfeito com a prestação do projeto desenvolvido no Departamento de Ciências Aeroespaciais uma vez que conseguiu o “19º lugar na categoria de protótipos battery electric, que se está a tornar na categoria rainha, onde participaram mais de 60 competidores”.
Sobre o futuro, Paulo Fael acrescenta estar confiante no futuro e pensa “levar a UBI ao mais alto degrau desta categoria, talvez já no próximo ano, em Londres, para onde se vai transferir a Eco Maratona Shell Europa. Estamos a preparar-nos para a construção de um novo veículo, utilizando as mais recentes ferramentas disponíveis no departamento de engenharia eletromecânica para conseguirmos atingir o nosso objetivo. No próximo ano teremos já um motor com caixa de velocidades, à semelhança dos nossos adversários, onde iremos implementar algumas transformações no sentido de reduzir consumos, alterando o diagrama de abertura e fecho das válvulas e implementando uma injeção eletrónica de combustível. Assim haja apoios financeiros.”
A UBI tem já um longo historial de participação nesta competição. Começou em 2000 em Nogaro, França, com um veículo da classe Prototype e mudou para a classe UrbanConcept em 2007, ainda em Nogaro. Nos anos seguintes esteve presente em Lausitz, Alemanha, e nos últimos 4 anos em Roterdão, Holanda.
A 30ª Edição da mítica prova Shell Eco-Marathon decorreu este ano, pela última vez, na cidade de Roterdão, antes de rumar a Londres.