Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Terceiro Best Paper Award Consecutivo para os Sistemas Sustentáveis de Energia da UBI

Terceiro Best Paper Award Consecutivo para os Sistemas Sustentáveis de Energia da UBI

  • NOTÍCIA
  •   15 de setembro de 2015  

O Laboratório de Sistemas Sustentáveis de Energia arrecadou, pela terceira vez consecutiva, o “Best Paper Award” em conferências mundiais da área patrocinadas pelo IEEE, o que é inédito ao nível nacional na Engenharia Eletrotécnica/Eletromecânica.

Ficheiro com o nome: ieeeLogo

 

Ao longo de quatro dias, a IEEE IES EDST incidiu particularmente sobre as redes elétricas inteligentes, as denominadas Smart Grids, interligando as mais avançadas tecnologias com a sustentabilidade energética para o setor elétrico. Um dos quatro dias da conferência foi dedicado exclusivamente à indústria e empresas do setor elétrico, visando a aplicação prática e demonstração real de soluções e projetos inovadores na área, tal como acontece com o projeto europeu FP7 SiNGULAR que a UBI lidera, e que irá dar origem a pelo menos seis novos produtos para a indústria.

Após as conferências IEEE PowerEng (que decorreu no mês de Maio na cidade de Riga, Letónia) e IEEE SEGE (que decorreu no mês de Agosto na cidade de Oshawa-Toronto, Canadá), foi agora a vez da IEEE IES EDST  – Smart Electric Distribution Systems and Technologies – que decorreu esta semana de Setembro na cidade de Viena, Áustria, patrocinada pela Industrial Electronics Society (IES) do IEEE e pelo CIGRÉ, a reconhecer o mérito e excelência da investigação realizada na UBI em Sistemas Sustentáveis de Energia.

O trabalho premiado na IEEE Powereng, realizado em parceria com a University Southern Denmark, Dinamarca, consistiu na maximização da integração de energias renováveis na rede eléctrica, utilizando novas estratégias de controlo. Posteriormente, o trabalho premiado na IEEE SEGE, realizado em parceria com a Aristotle University Thessaloniki, Grécia, e a Universidad Castilla-La Mancha, consistiu no desenvolvimento de uma nova metodologia de otimização para determinar as reservas do sistema elétrico necessárias face à incerteza e risco da produção renovável.

Finalmente, e consecutivamente, o trabalho agora premiado na IEEE IES EDST, realizado em colaboração com a Shiraz University Technology (Irão), com Miadreza Shafie-khah como primeiro autor, investigador de pós-doutoramento em Engenharia Eletrotécnica da UBI, orientado por João Catalão, visou a otimização da integração na rede de veículos elétricos, agregados de forma inovadora como um novo potencial agente de mercado.

Ainda, no mês de Setembro, é de salientar a distinção correspondente a um Highly Cited Paper pelo ISI Web of Science, referente a um artigo de revista Elsevier publicado em Agosto de 2007, por ter agora recebido citações suficientes para ser colocado no top 1% da sua área científica (Engineering), com base num elevado índice de citações na sua área e ano de publicação.

Data da última atualização: 2015-09-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.