Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Dia Aberto à Comunidade no Hospital do Faz de Conta

Dia Aberto à Comunidade no Hospital do Faz de Conta

  • NOTÍCIA
  •   15 de abril de 2016  

Sábado, dia 16 de abril, pais e crianças da região são convidados a visitar a Faculdade de Ciências da Saúde. O objetivo é explicar aos mais novos como funciona um hospital e que não devem ter medo da “bata branca”.

Ficheiro com o nome: IX_HFC

 

Vão ser mais de 900 as crianças dos três aos sete anos de idade que vão passar pela edição de 2016 do Hospital do Faz de Conta, iniciativa que está a ser dinamizada na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior desde dia 13 e que encerra na terça-feira, dia 19.

São provenientes de cerca de 60 escolas dos concelhos da Covilhã, Fundão e Guarda e uma parte já passou pela atividade do MedUBI - Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior que abre as portas da instituição à comunidade envolvente.

No sábado, 16 de abril, há mais uma etapa dessa intenção, com a realização do Dia Aberto à comunidade, período em que os pais são convidados a levar os filhos a participar na iniciativa, entre as 9h00 e as 13h00 e, de tarde, entre as 14h00 e as 18h00.

As crianças fazem de conta que são os pais dos seus bonecos – que precisam de tratamento –, passando por espaços tradicionais de uma unidade de saúde, de que são exemplos a sala de espera, os consultórios, sala de imagiologia, sala de tratamentos, bloco operatório e farmácia, entre outros.

Com isto, o MedUBI espera contribuir para que as crianças percam o medo dos profissionais e dos cuidados de saúde, aprendam como funciona um hospital, percebam quais as funções do pessoal hospitalar e compreendam a importância da saúde.

“Promovemos, no âmbito do Hospital do Faz de Conta, a educação para a saúde através de dicas de alimentação saudável e exercício físico numa linguagem adaptada aos mais novos”, explica Carla Sousa, da Comissão Organizadora do Hospital do Faz de Conta.

A atividade inspira-se no projeto original da European Medical Students Association (EMSA), que tem vindo a ser desenvolvido pelas diferentes associações de estudantes de medicina do país.

É um dos maiores projetos do MedUBI e consiste numa atividade promovida por alunos de Medicina, com a colaboração de outros cursos. Envolve este ano cerca de 200 colaboradores das áreas de Medicina, Ciências Farmacêuticas e Ciências Biomédicas.

Para os estudantes esta é também uma oportunidade de complementarem a sua preparação para a profissão que os espera.

“Aprendemos muito na teoria, na FCS, como podemos lidar com as crianças, mas conseguimos melhorar imenso com o Hospital do Faz de Conta, também pela formação que fazemos previamente à iniciativa, com pediatras e pedopediatras que nos explicam a lidar com diferentes tipos de crianças, das mais tímidas às mais irrequietas”, salienta Carla Sousa.

Data da última atualização: 2016-04-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.