O espaço recebe a designação de “Serra da Estrela – Centro de Energia Viva de Montanha” e é promovido pela autarquia local, tendo como parceiros a UBI e a ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.
A implementação do projeto permite a reutilização de um antigo edifício fabril situado no centro da vila de Manteigas, através da aplicação de um conceito que foi desenvolvido por duas dezenas de docentes de todas as faculdades da UBI.
Para o “Serra da Estrela – Centro de Energia Viva de Montanha” foram pensados três níveis.
No primeiro, são apresentados aos visitantes conceitos científicos de áreas como a hidrologia, biologia, história, cultura, física, química, fisiologia humana e economia de montanha, entre outras.
O segundo nível prevê a oferta de atividades no exterior do edifício, num espaço que se destina a integrar conceitos científicos na resolução de problemas em ambiente experimental.
No terceiro nível pretende-se apostar em atividades a desenvolver na Serra da Estrela, sejam elas de âmbito científico, cultural, desportivo e de lazer e divertimento. Aqui, o objetivo é envolver os operadores turísticos e incentivar também o empreendedorismo.
A UBI irá acompanhar as atividades do Centro ao longo de 10 anos, de acordo com o protocolo, envolvendo docentes e alunos nas várias atividades.
Na mira dos parceiros promotores do centro está também a candidatura a projetos que garantam o desenvolvimento da estrutura.