3. José Cardoso vence Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete

José Cardoso vence Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete

•   06 de dezembro de 2016

A ponte do estudante do Mestrado em Engenharia Aeronáutica foi a melhor da categoria “Resistência”, suportando um peso de 73,9 kg.

Ficheiro com o nome: 20161206_Torres_de_Esparguete2

José Cardoso é o vencedor deste ano do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2016), na categoria “Resistência”. O aluno de Mestrado em Engenharia Aeronáutica da UBI construiu uma ponte que suportou uma carga de 73,9 kg, a melhor desta edição da competição que é organizada há 16 anos.

Em segundo ficou Samuel Almeida, do Mestrado em Engenharia Eletromecânica, cuja ponte resistiu até aos 64,6 kg. O terceiro lugar foi para outro estudante de Engenharia Aeronáutica, mas do 1.º Ciclo. Diogo Marto apresentou a ponte feita de esparguete e cola que suportou o peso de 48,2 kg.

Na categoria “Estética”, a análise das características estéticas e arquitetónicas das pontes a concurso foi realizada por um júri de docentes do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA), que atribuiu a vitória a Bruno Lopes, de Engenharia e Gestão Industrial (2º ciclo). Diogo Marto, terceiro em “Resistência”, alcançou o segundo posto, nesta secção. O terceiro lugar foi atribuído a duas pontes, que ficaram empatadas. Foram elas as apresentadas por Hélder Martins (Eng. Aeronáutica, Mestrado Integrado), e pela equipa de Daniela Morgado, João Tomás, Beatriz Abrantes, Catarina Marques, elementos da Academia Júnior de Ciências da UBI, alunos da Escola de Gouveia.

Na competição que teve lugar na Faculdade de Engenharia, na tarde de quarta-feira, dia 30 de novembro, estiveram a concurso 38 pontes, demonstrando uma vez mais o interesse e forte adesão da comunidade estudantil ao evento organizado pelo Departamento de Engenharia Eletromecânica.

Outra nota de destaque desta 16.ª edição é a participação de seis pontes projetadas por alunos do Ensino Secundário que integram a Academia Júnior de Ciências, uma iniciativa da UBI que envolve alguns dos melhores estudantes das escolas da região.

Adicionalmente foi incluída a concurso a categoria de “Torres”. A equipa vencedora, com a designação de “António”, conseguiu construir em 70 minutos uma torre estável com 4,22 metros de altura. Faziam parte da formação Martim Aguiar, Daniel Cardoso e Luís Paredes, do Mestrado em Engenharia Eletromecânica. Em segundo, com uma altura de dois metros, classificou-se equipa feminina “Glue Leaders”, constituía por Ana Rita Paiva Lourenço, Diana Carvalho Rodrigues e Nadejda Licova, estudandes do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica. O terceiro posto foi para alunos da Escola Secundária do Fundão, com a marca de 0,98 metros. Com a designação de equipa Three Builders, estiveram no concurso Abílio José Soares Dias, Guilherme Almeida Gomes, Rodrigo Miguel Martins de Jesus.

O evento foi marcado por uma elevada participação do público que presenciou à execução das categorias de “Resistência” e de “Torres” em simultâneo.

Data da última atualização: 2016-12-06