A Universidade da Beira Interior (UBI) estendeu até à próxima semana (dia 26 de janeiro, quinta-feira) a 4.ª fase de apresentação de candidaturas do Concurso para Estudantes Internacionais.
Esta decisão dá aos estudantes brasileiros a possibilidade de se candidatarem a um dos cursos de Licenciatura e/ou Mestrado Integrado disponíveis, uma vez que os resultados do ENEM, aceite na UBI como nota de seriação, serão apenas conhecidos a 19 de janeiro. O atraso na publicação das notas deveu-se ao adiamento da realização da prova do final do Ensino Médio em alguns Estados, devido às greves que se verificaram no setor da educação.
Agora, com o novo prazo, os alunos de qualquer parte do mundo têm mais alguns dias para formalizar a candidatura à UBI através da plataforma online dos Serviços Académicos. Depois de colocados, os estudantes podem optar por começar os cursos de imediato ou no início do próximo ano letivo, em setembro.
Após a conclusão do curso, os alunos brasileiros vão beneficiar das novas regras que facilitam e agilizam a revalidação e reconhecimento de diplomas obtidos fora do Brasil, sejam de cursos de graduação (Licenciaturas/1. º Ciclo e/ou Mestrados Integrados) ou de pós-graduação (Mestrados e Doutoramentos, respetivamente, 2.º e 3.º ciclos).
A Portaria Normativa n.º 22, da responsabilidade do Ministério da Educação e que entrou em vigor em dezembro de 2016, introduz mudanças, por exemplo, no prazo de conclusão do processo, que passa para um máximo de seis meses (180 dias). A avaliação será feita por universidades brasileiras, que devem basear-se na análise de mérito da formação obtida pelo estudante. Não poderá existir discriminação de diplomas com base no país de origem ou no local de residência do estudante. Outro princípio é que a análise do pedido será feita com base na equivalência de competências e habilidades adquiridas, em vez da similitude estrita de currículos e/ou correspondência de carga horária entre o curso estrangeiro e o oferecido pela instituição brasileira.
O diplomado poderá ainda acompanhar o desenvolvimento do pedido através do
Portal de Informações Carolina Bori, criado pela mesma Portaria, que tem por objetivo juntar as informações sobre o reconhecimento e revalidação de diplomas no Brasil e que servirá também como banco de dados de processos de avaliação em tramitação e já finalizados.
Mais informação