Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Antigos alunos da UBI ganham Prémio de Arquitetura

Antigos alunos da UBI ganham Prémio de Arquitetura

  2017-02-16       UBI     Faculdade de Engenharia

Img:

João Oliveira e Rafael Ramalho vencem Concurso de ideias Desafios Urbanos’16.

Os ex-alunos do Mestrado Integrado em Arquitetura da UBI, João Oliveira e Rafael Ramalho, conquistaram o 1.º prémio no Concurso de ideias Desafios Urbanos’16. Trata-se da terceira edição da iniciativa que o portal “Espaço de Arquitetura” lança anualmente. O desafio pretendia encontrar soluções para a revitalização da Fábrica Sampaio, Ferreira e Cia. Lda, em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão, implantada numa área com cerca de 35.000 m2.

O projeto apresentado partiu da disposição dos edifícios ao longo de um caminho interior que se resolve em praças e espaços verdes, assumindo o caráter público que o define. A partir destes momentos de ligação, é possível ver, nos intervalos dos edifícios, a paisagem natural a Sul com o movimento constante do Rio Ave, criando uma atmosfera onde a envolvente e o conjunto industrial se unem num diálogo de partes que se correspondem de forma aberta. Assim, a articulação do espaço realiza-se através de elementos como rampas, passeios, espaços verdes e praças que devolvem a ideia de zona urbana ao antigo espaço industrial e as dinâmicas sociais a uma área abandonada na sua temporalidade.

O projeto sugere ainda que a estrutura sirva para instalar valências como o Museu da Indústria Têxtil, Centro de Documentação, CDIT - Centro de Desenvolvimento da Indústria Têxtil e a Sede da Fundação Narciso Ferreira.

Elementos de um projeto que correspondeu aos propósitos dos organizadores do concurso, que procuravam soluções para revitalizar o tecido urbano, a alteração do posicionamento estratégico da zona envolvente, com efeitos diretos no desenvolvimento das dinâmicas empresariais, comerciais e socioeconómicas.

Partilhar

Data da última atualização: 2017-02-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.