Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Investigadores do NetGNA desenvolvem sistema de localização para doentes de Alzheimer

Investigadores do NetGNA desenvolvem sistema de localização para doentes de Alzheimer

  • NOTÍCIA
  •   08 de maio de 2017  

O projeto, desenvolvido em parceria com o CeNTI, de Vila Nova de Famalicão, será aplicado a sapatos.

Ficheiro com o nome: Sapatinhos

 

O Laboratório de Investigação NetGNA - Next Generation Networks and Applications Group da Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver uma tecnologia que servirá para localizar pessoas que sofram, por exemplo, da doença de Alzheimer.
 
O projeto trabalhado no âmbito de uma colaboração entre o NetGNA, sediado no Departamento de Informática da Faculdade de Engenharia, e a CeNTI - Centre of Nanotechnology and Smart Materials implica que o sistema de localização seja adaptado a um sapato, prevenindo assim acidentes ou desaparecimentos do doente.
 
O sistema transmite a localização do utilizador, de forma contínua e em tempo real, permitindo ainda a definição de zonas de segurança que, caso sejam ultrapassadas, emitam alarmes para cuidadores profissionais ou familiares. Se o utente descalçar o sapato também é mostrado ou emitido um alerta.
 
O serviço e portal web que indica a localização foram criados por alunos de 3.ºCiclo/Doutoramento do Departamento de Informática do NetGNA, que faz parte do Instituto de Telecomunicações, enquanto que o sapato é propriedade do CeNTI.
 
“A sua maior inovação é o facto deste serviço baseado em localização usar um dispositivo wearable muito difícil de perder e considerado vestuário essencial. Também é inovador o facto de usar um paradigma de comunicação com a ‘cloud’ de forma completamente transparente para o utilizador”, explica Bruno Silva, um dos investigadores da UBI envolvido no projeto, desenvolvido no âmbito de um projeto nacional QREN: AAL4ALL.
 
O sistema foi testado numa primeira fase por 10 idosos durante três meses, com um “feedback muito positivo e resultados da avaliação de desempenho satisfatórios”, de acordo com Bruno Silva. Atualmente, integra um conjunto projetos incluídos numa parceria que envolve o NetGNA/IT e o Departamento de Informática com a instituição de solidariedade social Associação de Socorros Mútuos “Mutualista Covilhanense”.

Mais informação
NetGNA

Data da última atualização: 2017-05-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.