3. Coleções dos Finalistas do Mestrado em Design de Moda no desfile Miss Portuguesa

•   12 de julho de 2017

Desfile inclui coordenados femininos e masculinos, estilo casualwear para outono/inverno e bikinis e fatos de banho "Do Amor” de Catarina Lopes, antiga estudante de Design de Moda da UBI.

Ficheiro com o nome: missportuguesa

As finalistas do concurso Miss Portuguesa 2017 vão ser as protagonistas de um desfile de moda de criações de estudantes da Universidade da Beira Interior. O evento encerra o estágio que as concorrentes estão a realizar na cidade da Covilhã e está marcado para domingo, dia 16 de julho, no Puralã - Wool Valley Hotel & SPA, a partir das 18h00.

As participantes do concurso de “beleza por uma causa” vão apresentar-se vestidas com as coleções dos estudantes finalistas do Mestrado em Design de Moda da UBI, naquela que será a segunda vez que o Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis (DCTT) colabora com a Organização Miss Portuguesa. Aquando da eliminatória da Miss Covilhã em junho, as candidatas exibiram também coordenados desenvolvidos pelos estudantes de design de moda da UBI.

Desta vez, o desfile inclui 36 coordenados femininos e 15 masculinos, estilo casualwear para outono/inverno. Estes trabalhos foram concebidos e executados ao longo do último ano letivo, nas unidades curriculares Projeto de Design de Moda I e II do Mestrado em Design de Moda, com o apoio dos professores e técnicos do DCTT, bem como dos laboratórios e oficinas do Departamento, que integra a Faculdade de Engenharia da UBI. O desfile das candidatas a Miss Portuguesa no Hotel Puralã contará também com uma coleção de 18 bikinis e fatos de banho em croché da marca Do Amor da designer Catarina Lopes, uma antiga estudante de Design de Moda da UBI.

Com esta participação no evento, que conta ainda com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, a UBI reforça a cooperação com entidades externas e marca presença numa atividade de relevo relacionada com uma das suas áreas de formação. O intenso relacionamento do DCTT com empresas, nomeadamente da região, tem sido determinante para a qualidade da formação do “saber fazer” dos seus estudantes.

Implantada numa zona onde a produção de lanifícios era e é uma marca decisiva do tecido industrial, a Universidade da Beira Interior aproveitou essa tradição para se implantar como uma instituição onde se faz ensino e investigação de excelência no domínio dos têxteis e design de moda.

Depois de ter formado muitos Engenheiros Têxteis para o país desde 1975, a UBI apostou na área do produto têxtil e vestuário com a criação de cursos de Design de Moda, considerando as necessidades das empresas, num modelo assente no equilíbrio entre o conhecimento científico e as práticas laboratoriais, com foco no projeto e no mercado.

Os estudantes dos vários ciclos de estudo são desafiados a criar e a inovar, explorando as dimensões estéticas e tendo como limites a adequação ao Homem, as possibilidades tecnológicas e a satisfação do mercado. Sabendo ler as tendências contemporâneas, têm como linhas orientadoras temas fundamentais da atualidade, tais como a sustentabilidade, a ergonomia e funcionalidade, a dualidade classicwear/sportswear, a moda tecnológica…

O DCTT oferece sete formações nos três Ciclos de Estudos: Design de Moda (1.º Ciclo/Licenciatura), Design de Moda, Engenharia Têxtil e Branding e Design de Moda (Associação UBI/IADE-UE) (2º Ciclo/Mestrado) e os cursos de 3º Ciclo/Doutoramento em Engenharia Têxtil, Design de Moda (Associação UBI/UM) e Materiais e Processamento Avançados (Programa Doutoral FCT em Associação com outras universidades portuguesas). No capítulo da investigação, o  DCTT estuda nas áreas da ciência e tecnologia têxteis e design de moda, integradas na Unidade de I&D FibEnTech – Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais, financiada pela FCT.

Data da última atualização: 2017-07-12