Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Ignite Your Future desafia jovens a experimentar o mundo tecnológico

Ignite Your Future desafia jovens a experimentar o mundo tecnológico

  28 de março de 2018  

Img:

A UBI, a Câmara do Fundão e a empresa Altran organizam o evento que tem inscrições abertas até 29 de março. Vai decorrer entre os dias 3 e 6 de abril.

A terceira edição do Ignite Your Future traz à região, na próxima semana, cerca de 150 jovens de todo o país, para uma iniciativa que conta com a mobilização da Universidade da Beira Interior (UBI) com o objetivo de mostrar aos estudantes do 9.º ao 12.º anos o mundo digital. As inscrições são gratuitas e terminam amanhã, dia 29 de março. A organização é da responsabilidade da UBI, Câmara Municipal do Fundão, Associação de Desenvolvimento Gardunha 21 e multinacional Altran, reunindo participantes interessados em aprender e realizar projetos nas áreas da informática e da robótica.

O Centro de Negócios e Serviços do Fundão – entre os dias 3 e 6 de abril – é o principal espaço para o desenrolar do Ignite, que inclui no programa competições tecnológicas, ações de team building, conferências, contactos com empresas e uma visita à UBI, além de atividades de desporto e aventura.

Para este projeto, destinado a revelar aos estudantes áreas que podem merecer no futuro a sua escolha académica e profissional, a UBI mobiliza cerca de 40 elementos, entre docentes e alunos do Departamento de Informática. As 30 equipas a constituir serão acompanhadas por um mentor, função a ser desempenhada por um estudante das licenciaturas de Engenharia Informática e Informática Web. Os desafios tecnológicos que serão lançados durante o evento vão também ser avaliados pelos docentes e alunos da UBI que integram o júri do Ignite Your Future.

É também na Universidade da Beira Interior que decorre o segundo dia do evento, numa iniciativa designada de “Future on UBI – O teu curso. A tua carreira”. Além de assistirem a uma apresentação da academia, os participantes “vão percorrer os locais mais emblemáticos da UBI e ficar a conhecer, de uma forma lúdica, alguns dos laboratórios onde se realiza investigação de topo. Este primeiro contacto com o ambiente académico culminará com um jantar, seguido da atuação de uma das Tunas da UBI”, de acordo com Paulo Fazendeiro, docente do Departamento de Informática que coordena a equipa da UBI envolvida na iniciativa.

Com a participação no Ignite, a academia alia-se a uma iniciativa que dinamiza os jovens pré-universitários, contribuindo para que adquiram competências e descubram os seus interesses. “Esta iniciativa é um dos melhores exemplos da colaboração da UBI com as autarquias da região porque envolve uma autarquia que materializa a sua estratégia de fixar e atrair população, através da oferta de emprego, envolve uma empresa instalada na região e envolve a maior instituição de ensino superior do interior do país, que nesta ocasião divulga os seus cursos na área da informática, mas, indiretamente, divulga igualmente toda a sua oferta formativa, procurando assim atrair mais estudantes para a região”, salienta João Canavilhas, Vice-reitor para o Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais.

Mais informação
Inscrição 
Ignite Your Future [Facebook] 

Partilhar

Data da última atualização: 2018-03-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.