Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI participa em projeto que investiga tratamento inovador de doenças oculares

UBI participa em projeto que investiga tratamento inovador de doenças oculares

  • NOTÍCIA
  •   11 de abril de 2018  

Ilídio Correia, docente da UBI, é o Co-Investigador Responsável de “Non-invasive ocular insert for drug delivery”, desenvolvido em Coimbra.

Ficheiro com o nome: FCS

 

O docente e investigador da Faculdade de Ciências da Saúde, Ilídio Correia, faz parte da equipa que está a desenvolver uma tecnologia pioneira para o tratamento de doenças oculares. No projeto “Non-invasive ocular insert for drug delivery”, que tem como entidade proponente a PRODEQ - Associação para o desenvolvimento da Engenharia Química da Universidade de Coimbra, o elemento da Universidade da Beira Interior (UBI) é o Co-Investigador Responsável.

A investigação teve aprovação para financiamento no âmbito do Concurso SAICT/2017 – Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT), a decorrer de 2018 a 2020. Obteve uma dotação de 223.443,30 euros, com a UBI a dispor do montante de 37.555,73 euros. A candidatura foi liderada pela investigadora Paula Ferreira, do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, propondo o desenvolvimento do dispositivo “ineye”, destinado a tratar várias patrologias oculares. O objetivo é desenvolver uma espécie de “pérola”, que, introduzida na pálpebra, fará a libertação prolongada e controlada de fármacos.

A equipa de Ilídio Correia irá contribuir para a avaliação da biocompatibilidade do “ineye”, no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), antes da sua passagem para os ensaios clínicos. Será um passo decisivo para a introdução desta opção de tratamento para o mercado, que se prevê poder acontecer dentro de três anos, substituindo a administração das tradicionais gotas, que coloca dificuldades a uma vasta faixa dos utilizadores. 

Data da última atualização: 2018-04-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.