3. UBI reabre Engenharia e Gestão Industrial

UBI reabre Engenharia e Gestão Industrial

•   19 de julho de 2018

Licenciatura adaptada às necessidades atuais das empresas e com elevada empregabilidade.

Ficheiro com o nome: EGI

A Universidade da Beira Interior (UBI) retoma no próximo ano letivo o funcionamento do 1.º Ciclo/Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (EGI). Trata-se de uma formação que vai preparar profissionais para os novos desafios da indústria e insere-se numa área que tem registado elevada empregabilidade, a nível nacional.

Estão disponíveis 22 vagas para os candidatos do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior que podem concorrer com as provas de ingresso “Física e Química” e “Matemática A”.

A estrutura do curso integra conhecimentos multidisciplinares, nomeadamente das ciências exatas, da engenharia e das ciências sociais e humanas (economia e gestão). A interligação de diferentes áreas, com especial enfoque nos conceitos e práticas que induzem o aumento de produtividade das empresas, quer sejam industriais quer sejam de serviços, coloca à disposição dos futuros diplomados um amplo leque de saídas profissionais, de investigação e para o prosseguimento de estudos de Mestrado ou Doutoramento.

“A formação em EGI foi recentemente acreditada por seis anos pela A3ES, o que veio confirmar a qualidade dos conteúdos programáticos do curso, do corpo docente integralmente doutorado e das infraestruturas existentes da Faculdade de Engenharia. Trata-se de um curso recentemente reformulado, o que permitiu incluir nos seus conteúdos programáticos as mais recentes temáticas na área”, de acordo com o Departamento de Engenharia Electromecânica (DEM).

A reformulação originou a inclusão de conteúdos centrados nas mais recentes temáticas da área, com o objetivo de contribuir para a eficiência industrial, tornando-o o curso particularmente vocacionado para os ambientes atuais, onde imperam conceitos como a filosofia Lean e a Indústria 4.0. Ainda segundo o Departamento, a política de proximidade adotada permite uma grande flexibilidade e adequação dos conteúdos e o desenvolvimento de trabalhos assentes na proximidade às empresas. “Por esta razão, a abertura deste primeiro ciclo é uma mais-valia para o tecido empresarial regional e nacional”, refere o DEM.

A abertura de vagas em EGI vem complementar e consolidar a oferta formativa do Departamento de Engenharia Electromecânica nesta área científica, uma vez que já ministra os 2.º e 3.º Ciclos em Engenharia e Gestão Industrial, ambos com elevada procura na UBI.

A reabertura do curso em 2018/2019 dá assim resposta à vocação profissional dos estudantes e responde às necessidades de recrutamento de profissionais da economia portuguesa. “A Universidade da Beira Interior mantém uma atenção permanente àquilo que são as necessidades de formação. Este ano acrescentamos EGI e estamos a preparar mais dois cursos muito inovadores que vão dar resposta a outras necessidades do país”, lembra João Canavilhas, Vice-Reitor para o Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais. O 1.º Ciclo em EGI “corresponde às solicitações do tecido empresarial e é uma das escolhas prioritárias dos melhores alunos, como se verificou no Concurso de 2017”, refere ainda o Vice-Reitor.

Data da última atualização: 2018-07-19