3. Encontro internacional de Física até ao próximo sábado

Encontro internacional de Física até ao próximo sábado

•   30 de agosto de 2018

O vencedor do Nobel da Física, John Michael Kosterlitz, é o principal convidado de amanhã.

Ficheiro com o nome: fisica(1)

John Michael Kosterlitz, vencedor do Prémio Nobel da Física em 2016, estará amanhã na Universidade da Beira Interior (UBI), na lista das principais figuras do FÍSICA 2018 – 21ª Conferência Nacional de Física e 28.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física. O evento teve hoje início e prolonga-se até ao próximo sábado, na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, reunindo duas centenas de participantes, naquele que é o mais relevante evento do campo desta área científica dos últimos anos.

Para a importância do FÍSICA 2018 contribuirá também a presença de Kosterlitz, laureado com o Nobel há apenas dois anos. Nascido na cidade de Aberdeen (Escócia), em 1973, estudou nas duas mais reconhecidas universidades inglesas: Cambridge e Oxford. É docente da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, desde 1982. O cientista britânico descobriu novas maneiras em que a matéria se pode organizar quando constrangida em finas camadas. “Estes novos estados da matéria podem ser manipulados para guardar informação de modos mais eficientes, potenciando um futuro desenvolvimento tecnológico”, salienta Sandra Soares, docente do Departamento de Física da UBI, que integra a organização do evento. Esta é uma iniciativa bienal da Sociedade Portuguesa de Física que tem coorganização da UBI e da Real Sociedade Espanhola de Física, contando ainda com o apoio de várias instituições de Ensino Superior e de investigação nacionais.

A partir das 10h00, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, Kosterlitz apresentará a conferência com o título “Topological Defects and Phase Transitions – Vortices and Dislocations: (A random walk through physics to a Nobel Prize)”.

O FÍSICA 2018 prolonga-se até sábado, dia 2 de setembro, assumindo-se como um momento de encontro entre cientistas, docentes e estudantes, para divulgação da Física. É composto de sessões plenárias, sessões paralelas, minicursos e comunicações. Realiza-se no ano em que se comemoram os 40 anos desde a realização da 1.ª Conferência Nacional de Física, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em fevereiro de 1978.

FÍSICA2018 – 21ª Conferência Nacional de Física e 28º Encontro Ibérico para o Ensino da Física

Data da última atualização: 2018-08-30