3. UBI organiza eventos para apoiar candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura

•   13 de maio de 2019

As atividades multidisciplinares juntam pintura, música e cinema, entre outros, e recebem a designação de “17 Municípios Do Alto da Cultura” e “Dispers’ARTE”. Vão decorrer a 24 e 30 deste mês.

Ficheiro com o nome: Eventos_Parada_Cultura2

A Universidade da Beira Interior (UBI) desenvolve, nos dias 24 e 30 de maio, duas atividades na academia com o objetivo de apoiar a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027. A organização é das turmas finalistas de Ciências da Cultura e de Ciências da Comunicação, em parceria com outras entidades envolvidas na Candidatura, e designam-se “17 Municípios Do Alto da Cultura” e “Dispers’ARTE”.

O evento “17 Municípios do Alto da Cultura” (24 de maio, às 18h30) começa com uma performance de dança pela Academia de Dança e Música do Fundão, segue com a dramatização do poema “Mito da Conceição” e encerra com a atuação do Coletivo Foice, de Edgar Vicente. Ao longo deste dia, a partir das 10h00, um conjunto de pintores da Covilhã participa numa pintura coletiva e Ana Gonçalo expõe uma instalação de feltragem artística. Todo este programa decorrerá na Parada, na Faculdade de Artes e Letras, promovido pelos estudantes de Ciências da Cultura.

“Dispers’ARTE”, no dia 30 de maio, às 21h00, promovido pelos alunos de Ciências da Comunicação, é um evento que junta cinema, música e pintura. Arranca com a exibição de quatro curtas-metragens que abordam a diáspora, tema central da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura. O público pode assistir, na zona da Parada, aos filmes “Os Salteadores”, de Abi Feijó, “Água Mole”, de Laura Gonçalves, “Xá, 21 da Rua da Esperança”, de Luís Batista, e “Da Meia Noite pró Dia”, de Vanessa Duarte. Dois dos realizadores - Laura Gonçalves e Luís Batista – estarão presentes para uma conversa com o público. Logo depois, há atuação do projeto musical Homem em Catarse. Ao longo de todo o evento, o pintor Helénio Mendes criará uma obra ao vivo.

Estes eventos são organizados em ligação com a estrutura da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, câmaras municipais da Guarda e Covilhã e Teatro Municipal da Guarda.

Com estas propostas, a UBI contribui para reforçar a estratégia de parcerias alargadas da candidatura, que conta com o apoio de 17 municípios do interior e de várias universidades.

Os programas foram apresentados na UBI, no dia 10 de maio, pelo presidente da Faculdade de Artes e Letras, José Rosa, pelo representante da UBI na Comissão Executiva da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, o docente Urbano Sidoncha, pelo vereador da Cultura da Guarda, Victor Amaral, pela vereadora da Cultura da Covilhã, Regina Gouveia, e pelas representantes das turmas organizadoras dos eventos, Andreia Melo (Ciências da Cultura), e Beatriz Pina (Ciências da Comunicação).

Próximos eventos ver todos

mai 8