3. Aluno de doutoramento cria aplicação para participação pública

Aluno de doutoramento cria aplicação para participação pública

•   01 de agosto de 2019

Ferramenta para smartphone foi criada para permitir a identificação de problemas e envio de propostas para os espaços públicos.

Ficheiro com o nome: participo

“Participo.eu” é a designação de uma aplicação desenvolvida por um estudante do 3.ºCiclo/Doutoramento em Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI), para apoiar a participação pública na identificação e priorização de problemas urbanos. A ferramenta foi criada pelo aluno Henrique Oliveira, sob orientação da docente do Departamento de Sociologia, Catarina Sales, com a parceria da Novageo Solutions. A aplicação para smartphone já se encontra disponível na Android Play Store.

Henrique Oliveira, que é também arquiteto e urbanista, lançou uma aplicação de utilização simples, que possibilita a publicação de uma fotografia do local para o qual se tem uma proposta, sugestão ou reclamação, acompanhada de um pequeno texto explicativo e da localização GPS do telemóvel.

As entidades públicas – como juntas de freguesias, por exemplo – que aderirem ao sistema, receberão por e-mail a notificação das “postagens” efetuadas relativas às suas áreas.

A aplicação poderá também ser utilizada por associações de moradores ou outros grupos que, de forma semelhante às autarquias, poderão contratar, a custo muito reduzido, o serviço de notificação das postagens relativas à sua área de interesse.

De momento, as participações são anónimas e não são públicas, mas em breve será possível criar perfis e visualizar as publicações dos outros utilizadores.

“O principal objetivo desta aplicação é dar voz às populações, que são quem conhece e vivencia os problemas dos espaços públicos das grandes ou pequenas localidades, mas que não dispõem de um meio fácil e acessível para relatar e propor soluções para problemas existentes. Com esta nova ferramenta, o meio para fazer a participação estará no telemóvel”, de acordo com Henrique Oliveira.

Ainda no decorrer do trabalho académico no âmbito do qual foi criada “Participo.eu” vão ser promovidas caminhadas com a população, para incentivar o envolvimento cívico na identificação de problemas urbanos, como acessibilidades, barreiras urbanísticas, segurança, iluminação e na elaboração de propostas de melhorias.

Numa segunda fase, a participação terá lugar em fóruns presenciais e virtuais, para discussão e definição de ações coletivas e prioridades, para os quais as autarquias e outras entidades serão convidadas a participar e contribuir.

Este trabalho parte do “princípio que da participação pública emergem bons frutos, resultados reais, soluções endógenas, que, atendendo adequadamente às necessidades das pessoas e comunidades, promovem a integração social e o sentimento de pertença e, consequentemente, reduzem os vandalismos e aumentam a confiança no trabalho dos autarcas”, conclui o autor da aplicação.

Download para Android

Data da última atualização: 2019-08-01