Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Aluno de Mestrado em Cinema vence Festival com documentário

Aluno de Mestrado em Cinema vence Festival com documentário

  25 de novembro de 2019  

Img:

“Direito à Memória”, de Rúben Sevivas, arrecadou o Prémio de Melhor Documentário, no Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão.

A 5ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão elegeu o trabalho “Direito à Memória” como o Melhor Documentário que concorreu ao certame. O filme tem como tema central o discurso do general Humberto Delgado proferido em 1958 e foi produzido pelo aluno do Mestrado em Cinema, da Universidade da Beira Interior (UBI), Rúben Sevivas.

O documentário tem a duração de nove minutos e cruza imagens do estado atual de abandono do Cine Teatro de Chaves, edifício histórico da cidade transmontana, e o discurso de campanha de Humberto Delgado. A intervenção feita naquele espaço pelo opositor ao regime do Estado Novo foi na altura gravado e posteriormente ocultado para que não caísse nas mãos da PIDE.

Rúben Sevivas, que também fez a Licenciatura em Cinema na UBI, conseguiu obter uma cópia da gravação, com a qual produziu “Direito à Memória”, o seu segundo filme. Produzido no âmbito da Unidade Curricular de Cinema e Outras Artes, estreou em maio deste ano, em Nova Iorque, no âmbito do Portuguese Short Film Festival.

O Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão é organizado pela autarquia local e decorreu este mês de novembro. O júri foi constituído por profissionais ligados ao cinema e audiovisual, desde críticos, jornalistas, realizadores e personalidades ligadas à representação. Nuno Markl e Soraia Chaves foram dois dos elementos que avaliaram os concorrentes.

Partilhar

Data da última atualização: 2019-11-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.