3. UBI assinala 34 anos com mensagem do Reitor e novo vídeo institucional

UBI assinala 34 anos com mensagem do Reitor e novo vídeo institucional

•   30 de abril de 2020

António Fidalgo considera notável o percurso do Ensino Superior na Covilhã, iniciado há mais de quatro décadas.​

Ficheiro com o nome: 34anosUBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) assinala o 34.º aniversário esta sexta-feira, dia 30 de abril, desta vez sem a tradicional Sessão Solene, devido ao estado de emergência nacional, provocado pela pandemia de COVID-19.​

Em vídeo, o Reitor da UBI, António Fidalgo, deixa uma mensagem à academia onde classifica como “notável” o percurso iniciado há 46 anos pelo Ensino Superior na Covilhã, primeiro com o Instituto Politécnico, depois com o Instituto Universitário da Beira Interior e, mais tarde, com a Universidade, fundada a 30 de abril de 1986.

Com as atividades letivas suspensas desde março, como sucede com estabelecimentos de ensino de todo o mundo, o Reitor faz um balanço deste período. “A UBI continua em funcionamento, ministrando o ensino à distância e com o recurso ao teletrabalho nos serviços em que é possível”, refere, salientando que “a comunidade académica, alunos, docentes e funcionários, rapidamente se familiarizou com as ferramentas informáticas para poder trabalhar a partir de casa”.

Numa perspetiva de futuro, António Fidalgo considera que “este mês e meio de ensino à distância revelou-nos potencialidades telemáticas que, a partir de agora, ficam integradas no labor académico”.

Dentro de poucas semanas, terão início atividades presenciais, de forma condicionada e com medidas de segurança rigorosas, para situações que não podem ter lugar à distância.

Para o Reitor da UBI esta é uma forma de também lançar os próximos meses: “A retoma do ensino e das avaliações presenciais é a melhor forma de preparar o próximo ano letivo, que esperamos seja já de normalidade, mesmo que condicionada ainda pela contenção da pandemia”.

“Sabemos que uma vida universitária plena exige a presença física e que tão importante como o ensino-aprendizagem formal é o convívio informal que só uma presença de corpo e alma encerra”, acrescenta António Fidalgo, concluindo que a situação atual é transitória: “Cabe-nos, por isso e por ora, a missão de manter vivo o espírito da universidade como comunidade de aquisição e transmissão de conhecimento e vivência conjunta de aperfeiçoamento cultural e humano”.

A mensagem do Reitor está disponível na página da UBI, bem como um novo vídeo institucional que mostra uma parte do quotidiano de todos os estudantes que escolhem a UBI, uma universidade jovem, mas com elevada qualidade de ensino e um ambiente académico único.​

Data da última atualização: 2020-04-30