3. Laboratório de testes à COVID-19 certificado pelo Instituto Ricardo Jorge

Laboratório de testes à COVID-19 certificado pelo Instituto Ricardo Jorge

•   13 de maio de 2020

A qualidade técnica e científica da estrutura do CICS-UBI foram reconhecidas pelo INSA - Instituto Nacional de Saúde.

Ficheiro com o nome: coronavirus

O laboratório de testes ao SARS-CoV-2 do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) obteve certificação do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Esta avaliação externa positiva confirma as condições técnicas e metodológicas para a realização do diagnóstico da COVID-19 pela estrutura do CICS-UBI, implementada no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB), no âmbito do protocolo assinado com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

De acordo com o CICS-UBI o laboratório realizou já “461 testes, com amostras provenientes do COVI Drive, a funcionar no Complexo Desportivo da Covilhã”.

A unidade de investigação sediada na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UBI acrescenta: “Com o nosso serviço e o trabalho de voluntários (alunos, investigadores e docentes do CICS-UBI e da FCS), colaborámos no rastreio de cerca de 25 diferentes instituições da região da Cova da Beira”.

O laboratório de testes começou a funcionar em abril, com recurso a equipamentos do Centro de Investigação em Ciências da Saúde, contribuindo para o esforço nacional de combate à COVID-19.

Data da última atualização: 2020-05-13