3. Docente da UBI integra grupo de avaliação da NATO e UE

Docente da UBI integra grupo de avaliação da NATO e UE

•   15 de junho de 2020

A Direção-Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros convidou Liliana Reis para as áreas de segurança e defesa.

Ficheiro com o nome: lilianareisferreira

Liliana Reis, docente da área das Relações Internacionais do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI), foi convidada pela Direção-Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros a integrar o sistema de consultas a peritos nacionais nas áreas de segurança e defesa de um grupo de avaliação da NATO e UE.

Pretende-se, com este sistema, uma avaliação da articulação e cooperação da NATO e a União Europeia, nomeadamente ao nível da construção de capacidades e a identificação das novas preocupações securitárias ao nível de atores estatais e não-estatais e os novos desafios emergentes relacionados com as ameaças híbridas, ciber-segurança, não proliferação e desarmamento.

Para Liliana Reis “é imperativo o reforço da coesão entre os aliados e a avaliação das novas ameaças, nomeadamente no âmbito da saúde pública e das pandemias, que exigem um reforço da capacidade de resposta da NATO”. Quanto ao convite feito pela Direção-Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a docente considera tratar-se do “reconhecimento” do seu trabalho na área da Segurança e Defesa Europeia, em particular, e da área de Relações Internacionais na UBI, em geral, algo que muito a honra.

Liliana Reis integrará este grupo de reflexão, cujo objetivo é o de reunir um volume dos contributos que venham a ser recebidos das entidades nacionais consultadas, com vista à divulgação junto – e através – da NATO, nomeadamente no sentido da promoção deste processo de reflexão.

O convite à docente da UBI surge após a reunião de líderes da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN), realizada em Londres em dezembro de 2019, ter assinalado os 70 anos da organização, reconhecendo a importância da reafirmação da unidade e da relevância do elo transatlântico, bem como a vitalidade da Aliança.

Data da última atualização: 2020-06-15