3. Licenciatura em Engenharia Eletromecânica recebe acreditação máxima

Licenciatura em Engenharia Eletromecânica recebe acreditação máxima

•   29 de julho de 2020

Curso de 1.º Ciclo com validação para os próximos seis anos.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior acreditou o 1.º Ciclo em Engenharia Eletromecânica pelo período máximo de seis anos, o máximo previsto por lei. Esta avaliação foi atribuída de forma incondicional, depois da análise dos relatórios de autoavaliação, visita às instalações e reuniões com docentes, estudantes, antigos alunos e empregadores.

“Os destaques do relatório vão para os elogios ao corpo docente com qualificações académicas adequadas, experiência e atividade científica organizada nas áreas do curso, e numa melhoria muito significativa nos meios laboratoriais”, destaca o diretor do curso, Luís Pires, acrescentando que “os cursos de Engenharia Eletromecânica (de 1.º e 2.º ciclos) da UBI são únicos no Ensino Superior universitário português e seguem as melhores práticas de universidades europeias”.

O relatório conclui ainda que o ciclo de estudos cumpre os requisitos legais relativamente ao acesso e ingresso, número de créditos, distribuição temporal das Unidades Curriculares bem como os requisitos respeitantes à adequação do corpo docente.

Os meios humanos - administrativos e técnicos - são os suficientes e é sublinhado o aumento na procura do curso por parte de estudantes do sexo feminino.

O elevado estatuto alcançado por esta Licenciatura do Departamento de Engenharia Eletromecânica pode ainda inferir-se pela grande procura que tem registado da parte de alunos nacionais e internacionais.

“O ciclo de estudos tem uma boa procura que se manifesta pelo número de alunos que entram através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, mas também pelos estudantes que se candidatam por outros regimes de acesso. Em particular, regista-se positivamente a procura do ciclo de estudos por alunos estrangeiros”, segundo a Comissão de Avaliação Externa.

A Licenciatura em Engenharia Eletromecânica da UBI tem como missão formar profissionais com conhecimentos sólidos e interdisciplinares nas áreas da mecânica e da eletrotecnia. O programa do curso oferece uma combinação equilibrada de saberes que permite construir uma formação segura nas ciências de base da engenharia, com conhecimentos essenciais de mecânica e eletrotecnia.

Os diplomados da UBI nesta área têm ocupado cargos de direção e participação em equipas de projeto; gestão da produção e de processos na indústria; direção de departamentos de manutenção; atividades de investigação e desenvolvimento; desempenho de atividades empreendedoras na perspetiva da criação de negócios; desempenho de atividades de avaliação de projetos, consultoria e formação; e atividades docentes e de investigação científica.

O curso apresenta uma elevada empregabilidade, registando, em 2019, um índice de empregabilidade de 98,7%.

Os candidatos através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior têm à disposição 30 vagas, podendo concorrer com as provas de ingresso de Física e Química e de Matemática A.

1º Ciclo Engenharia Eletromecânica

Data da última atualização: 2020-07-29