3. Jorge Pereira eleito Provedor do Estudante

Jorge Pereira eleito Provedor do Estudante

•   14 de dezembro de 2020

O diplomado em Medicina pela UBI vai desempenhar a função nos próximos dois anos.

Ficheiro com o nome: jorge_pereira_provedor

Jorge António Ribeiro Pereira foi o escolhido para o cargo de Provedor do Estudante da Universidade da Beira Interior (UBI), tendo sido eleito na reunião do Conselho Geral (CG) de 11 de dezembro. O mestre em Medicina pela UBI vai desenvolver a função nos próximos dois anos.

Enquanto aluno do Mestrado Integrado de Medicina (entre 2012 e 2018), Jorge Pereira participou em órgãos institucionais como o Conselho Geral da UBI, o Conselho Pedagógico e o Conselho da Faculdade de Ciências da Saúde. Esteve ainda envolvido na Associação Académica da UBI, enquanto membro da direção e presidente da Mesa da Assembleia Geral de Estudantes.

A eleição do Provedor do Estudante é feita no CG, por proposta dos seus membros, com preponderância dos cinco alunos que integram o órgão. Numa informação divulgada a propósito desta escolha, os representantes dos Estudantes explicam que “unindo a experiência à postura, a resiliência à proatividade e acrescentando também a dedicação excecional que aplicou em todos os cargos que desempenhou, este foi selecionado como o candidato que mais se adequa ao cargo de Provedor do Estudante e todas as características que nele residem”.

Jorge Pereira vai suceder a Júlio Martins, docente do Departamento de Ciências do Desporto, que esteve um mandato no cargo.

O Provedor do Estudante da UBI deve desempenhar o cargo com autonomia e imparcialidade face aos órgãos e serviços da academia. Compete-lhe receber eventuais queixas e reclamações dos alunos, sobre as quais deverá elaborar relatórios contendo um parecer de recomendações a apresentar aos órgãos da UBI. Deve ainda propor alterações às normas e procedimentos que melhorem a relação da instituição com os estudantes, prestar informação aos órgãos em matérias relacionadas com a sua atividade e elaborar, no final de cada semestre letivo, um relatório da sua atividade, remetendo-o ao Reitor e ao Conselho Geral.

Provedor do Estudante da UBI

Data da última atualização: 2020-12-14