3. "Elas ao Som da Fábrica II" homenageou memórias de mulheres operárias da região

"Elas ao Som da Fábrica II" homenageou memórias de mulheres operárias da região

•   18 de janeiro de 2021

A segunda edição da atividade organizada pelos alunos de Ciências da Cultura teve lugar no espaço nobre do Museu dos Lanifícios.

Ficheiro com o nome: elas_som_fabrica

A mulher operária da região da Serra da Estrela foi relembrada e homenageada na Universidade da Beira Interior (UBI), na segunda edição do evento “Elas ao Som da Fábrica – Novelos de Memórias”. Desta vez, a atividade decorreu no Museu de Lanifícios da UBI, no dia 14 de janeiro.

Organizado pelos estudantes finalistas de Ciências da Cultura, curso da Faculdade de Artes e Letras, o evento artístico-cultural guiou os participantes por um percurso sensorial, onde couberam o cinema, a fotografia, a música, a pintura e a poesia.

A ação coletiva de valorização da memória da mulher operária fabril da região da Serra da Estrela realizou-se de acordo com as normas impostas pela Direção Geral da Saúde e resultou num encontro de cultura e de arte, naquele que foi o último dia de abertura dos espaços de cultura ao público, antes do segundo confinamento geral em Portugal.

O público pôde ver a curta-metragem “Mãos de Lã”, co-realizada por Ananda Justino e Jéssica Oliveira; um acervo fotográfico de uma viagem de quase um século pela imagem da mulher nos espaços fabris da região; a pintura do quadro “Mulher”, de Ananda Justino; a música de Amália Rodrigues e a poesia de André Moreira, de Carlos Marques, de Sara Jesus e Valéria Marques, dita por Jéssica Flores.

“O dia foi de grande união em torno da história da mulher na região e da necessidade que a academia e parcerias do evento mostraram de valorizar as memórias destas antigas e atuais operárias fabris”, referem os promotores da iniciativa.

Além da UBI, do Museu de Lanifícios, da Faculdade de Artes e Letras, da direção de curso em Ciências da Cultura, o “Elas ao Som da Fábrica II” contou com as parcerias da CooLabora, do Geopark Estrela UNESCO e da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura – Guarda 2027.

Notícia atualizada a 19 de janeiro de 2021.

Data da última atualização: 2021-01-18