3. Bolsas PRR para Públicos Específicos premeiam estudantes da UBI

Bolsas PRR para Públicos Específicos premeiam estudantes da UBI

•   26 de abril de 2024

A UBI entregou apoios a alunos no valor de 697 euros.

Ficheiro com o nome: diplomas_PRRR

A Universidade da Beira Interior (UBI) entregou a 14 estudantes, de cursos de licenciatura e mestrado integrado, bolsas destinadas a alunos que realizaram atividades de voluntariado de emergência ou que estudam em cursos onde existe uma considerável desigualdade de género.

Os apoios, no valor de 697 euros, fazem parte do conjunto de Bolsas para Públicos Específicos do ano letivo 2023/2024, desenvolvidas no âmbito do programa UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital World, que conta com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia.

A entrega das bolsas decorreu a 18 de abril, com a presença de diversos elementos da equipa reitoralMário Raposo (Reitor da UBI); Amélia Augusto (Vice-Reitora para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social); João Lanzinha (Pró-Reitor para a Área de Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais); e Pedro Inácio (Pró-Reitor para a Universidade Digital).

Na sua intervenção, Mário Raposo destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na instituição para ir ao encontro das expectativas e das necessidades dos alunos, congratulando todos premiados pelo caminho que têm vindo a seguir. Dirigindo-se, especificamente, aos estudantes que realizaram atividades de voluntariado de emergência, sublinhou que “a atribuição desta bolsa é uma distinção merecida e que visa reconhecer aqueles que dedicam o seu tempo aos outros, conciliando essa atividade com a normal atividade académica”. Tiago Carrilho (licenciatura em Ciências Biomédicas) e Irene Rebelo e Silva (licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial), foram os dois estudantes reconhecidos pelo trabalho de solidariedade.

Amélia Augusto, por sua vez, dirigiu-se aos estudantes que ingressaram nos cursos frequentados, predominantemente, por estudantes do sexo oposto, sublinhando que o mérito numa área científica não está associado a um determinado sexo.

João Lanzinha realçou a importância do projeto UBImpulso, e do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, para a concretização desta iniciativa, felicitando, igualmente, os estudantes presentes. Pedro Inácio, por seu turno, destacou a importância desta iniciativa, que foi muito bem recebida no momento da apresentação do projeto do PRR.

No atual ano letivo, a Universidade disponibilizou um total 35 bolsas para Públicos Específicos, sendo que 30 destes incentivos foram destinados a estudantes do sexo feminino dos cursos de licenciatura em Física e Aplicações, Engenharia Eletromecânica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia AeronáuticaInformática Web, Móvel e na Nuvem e Engenharia Informática; e a estudantes do sexo masculino dos cursos de licenciatura e mestrado integrado em Ciências FarmacêuticasDesign de Moda e Tecnologia e Produto de Moda Sustentável.

No total, considerando esta tipologia, foram distribuídas doze bolsas – nove entregues a estudantes do sexo feminino e três a estudante do sexo masculino.

As bolsas destinadas à mitigação das desigualdades de género foram entregues a estudantes do mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, das licenciaturas em Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletromecânica, Engenharia Informática, Informática Web, Móvel e na Nuvem. A atribuição é da competência partilhada da Vice-Reitoria para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social e da Pró-Reitoria para o Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais.

•   UBI
Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Data da última atualização: 2024-04-26