3. UBI envolvida em projeto europeu de educação empreendedora

UBI envolvida em projeto europeu de educação empreendedora

•   08 de fevereiro de 2021

O ENTRANCE - Enhancing the Entrepreneurial Mindset of Non-Business Academics in Europe destina-se a promover o empreendedorismo em várias áreas cientificas no seio das instituições de Ensino Superior.

Ficheiro com o nome: entrance

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das instituições envolvidas no projeto ENTRANCE - Enhancing the Entrepreneurial Mindset of Non-Business Academics in Europe.

Trata-se de um projeto centrado no desenvolvimento de competências empreendedoras e na melhoria do ensino do empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES), visando o desenvolvimento de um programa de treino inovador, direcionado para alunos e académicos de áreas de formação das ciências, tecnologias e engenharias, de forma a desenvolverem competências empreendedoras.

O projeto justifica-se num momento em que a economia baseada no conhecimento exige cada vez mais profissionais com habilidades empreendedoras e transversais, nomeadamente: pensamento criativo, deteção de oportunidades, trabalho em equipa, capacidade de iniciativa e planeamento e assunção de riscos. Características fortemente associadas a comportamentos empreendedores, que podem estimular o desenvolvimento pessoal e despertar a consciência por parte de estudantes das áreas da Saúde, Engenharias, Ciências, Tecnologias, entre outros.

A equipa da UBI responsável pelo projeto é constituída pelos docentes e investigadores do Departamento de Gestão e Economia Arminda do Paço (coordenadora), Mário Raposo, Helena Alves e Edgar Nave; do Departamento de Engenharia Eletromecânica, António Espírito Santo; e do Departamento de Química, Cristina Dias Cabral.

O projeto terá a duração de 24 meses e, além da UBI, integra parceiros como a GrantXpert Consulting (Chipre), o IED - Institute of Entrepreneurship Development (Grécia), a Kaunas University of Technology (Lituânia) e a IDEA - Innovation Center (Chipre).

O ENTRANCE tem um total de 298.579 mil euros, atribuídos pela Comissão Europeia através do programa Erasmus + (KA203 - Strategic Partnerships for higher education).

ENTRANCE - Enhancing the entrepreneurial mindset of non-business Academics in Europe

Data da última atualização: 2021-02-08