Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Docente de Arquitetura da UBI nomeada para o Prémio Mies Van Der Rohe

Docente de Arquitetura da UBI nomeada para o Prémio Mies Van Der Rohe

  16 de fevereiro de 2021  

Img:

Andreia Garcia viu reconhecido o trabalho Pavilion House (Guimarães) com a indicação para o Prémio da União Europeia para Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe 2022.

Andreia Garcia, docente do Mestrado Integrado em Arquitetura da UBI, está entre os nomeados da edição deste ano do Prémio da União Europeia para Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe 2022. A arquiteta, que foi também aluna da UBI, está indicada para aquele que é considerado o mais importante galardão europeu da área pelo trabalho desenvolvido no projeto Pavilion House, em Guimarães.

Construída por cima de uma adega pré-existente, esta casa é um espaço integrado numa zona de montanha, permitindo beneficiar de uma paisagem rural privilegiada. Apresenta um interior que permite ativar ou ocultar os espaços e os objetos relacionados com as diversas necessidades quotidianas dos utilizadores, como dormir, estar, comer ou tomar banho.

O Prémio Mies van der Rohe é da responsabilidade da Fundação Mies van der Rohe e da Comissão Europeia e é entregue de dois em dois anos. Distingue a excelência e o rigor na arquitetura, tendo premiado, na primeira edição (1988) o português Álvaro Siza Vieira. Nesta primeira fase, da edição de 2021, indicou 449 trabalhos de 41 países.

Este não é o primeiro destaque internacional alcançado pela docente do Mestrado Integrado em Arquitetura da UBI. Em 2019 foi premiada na VIII Minsk International Biennale of Young Architects. O projeto Prudêncio Studio arrecadou o prémio Leonardo Award 2019 do evento promovido na Bielorrússia.

Andreia Garcia é fundadora do Architectural Affairs, que trabalha a Arquitectura nas componentes de projecto, curadoria e edição. A docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) esteve envolvida na Guimarães Capital Europeia da Cultura, 2012 e integra a equipa de candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027, enquanto programadora da Arquitectura e dos Projectos Intermunicipais.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-02-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.